Em altura de crise as dúvidas sobre o futuro do emprego (ou falta dele) são legítimas. A pensar nisso, e focando a sugestão de hoje na área das Tecnologias da Informação, reunimos algumas moradas que esperamos sejam úteis para ajudar a atualizar a pasta Emprego que tem nos favoritos ou criar uma, que lhe permita estar a par do que tem o mercado para oferecer nesta área.



Sem demoras, passamos à primeira sugestão. O IT Jobs, como o nome indica, é um dos sites que escolheu especializar-se só nas ofertas de emprego para a área das tecnologias. As ofertas estão identificadas por data, local, função e nome da empresa. Toda a informação adicional é detalhada no interior do anúncio, onde estão também os contactos para responder ao anúncio.



Para além de ofertas de emprego, o IT Jobs oferece informação sobre formação e eventos em agenda e conta também com um fórum de discussão.




Saltamos para a Rumos, mais conhecida como entidade de formação, especializada na área das TI, a empresa também acolhe no seu site uma área dedicada à publicação de ofertas de emprego em tecnologia, para alimentar a sua oferta ao mercado na área dos serviços de outsourcing.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Encontrará o mesmo tipo de propostas em outras empresas prestadoras de serviços de outsourcing, que com frequência recrutam novos colaboradores, como a Reditus, a Mind Source a Novabase e outras.


Além de publicarem diretamente ofertas, estas empresas recorrem com frequências a parceiros especializados no recrutamento de recursos humanos. Como a Hays, a Elevus e outras. Nestas agências os candidatos podem esperar para responder a anúncios publicados ou entregar o seu perfil e esperar que a agência encontre algo que se adapte às características do candidato.



A generalidade das agências de recrutamento cobre a área das TI. Várias têm aliás aberto unidades específicas para endereçar este mercado, cobrindo desde as oportunidades ao nível do call center, até áreas de menor rotatividade e maiores níveis de responsabilidade. No entanto, as empresas especializadas em TI têm, como é normal, uma oferta maior e mais ampla em termos de competências procuradas.



[caption]Nome da imagem[/caption]
Dirigidos especificamente à área das TI vale a pena referir ainda o Carga de Trabalhos. As áreas do design e da comunicação.

Os estágios costumam saltar à vista pela abundância de propostas, contudo o site é bastante dinâmico. As ofertas rodam com frequência e por ali passam muitas oportunidades, umas mais interessantes que outras. Passam também pela plataforma nota de muitos programas de formação.

Antes de passarmos às moradas mais genéricas, mas onde também poderá encontrar propostas de emprego para a área das TI, deixamos nota do site da Ordem dos Engenheiros. Nem todos os anúncios publicados enquadram nas engenharias ligadas às TI mas fica a referência.


Num universo de opções mais genéricas pode valer a pena consultar (ou guardar) outras moradas. O Sapo Emprego conta com um portfólio de propostas bastante alargado, onde cabem anúncios de várias áreas. O site está dividido em geral, executivo e universitário. A segunda categoria integra as propostas de emprego mais qualificadas e aí as TI assumem algum destaque.



Sobre o Sapo Emprego vale ainda a pena referir que o portal disponibiliza um conjunto de conteúdos, que podem ser uteis para aprender a fazer um currículo, perceber como deve comportar-se numa entrevista de trabalho ou conhecer as ferramentas disponíveis para quem quer criar o próprio emprego.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O mesmo género de ferramentas vai poder encontrar no site de emprego do Expresso, uma referência na pesquisa de emprego qualificado. No site encontrará uma secção especificamente dedicada ao emprego TI. No separador ao lado, pode aproveitar para espreitar uma área nova do site, dedicada a ofertas de emprego internacionais.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Menos completos na oferta de conteúdos complementares e na segmentação de propostas por setores, apontamos ainda o Netempregos e o Infojobs, pela dimensão. Um e outro congregam também um elevado número de ofertas.



Encerrarmos com uma nota para o site do Instituto de Emprego e Formação Profissional onde, além de empresas em Portugal, pode pesquisar ofertas de emprego para Europa. o site nem sempre funciona bem, mas vale a pena juntar à lista.




Nota de redação: Esta montra foi originalmente publicada no dia 14 de novembro de 2011.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.