Quem não se lembra daqueles papelinhos amarelos que serviam para colar os recados em qualquer lado? Os tempos mudaram e os bloquinhos e a cola foram substituídos por formatos electrónicos que se podem anexar ao desktop do seu computador.

O Sticky Notes é uma das muitas aplicações disponíveis online que lhe deixam tirar partido da versão desktop dos papelitos. O software é compatível com Windows e permite-lhe anotar ideias, mensagens, números de telefone, aniversários ou qualquer tarefa directamente no plano de fundo do seu computador.

Pode ainda posicionar a nota onde quiser ou escondê-la na barra de tarefas para ser apresentada mais tarde. Se quiser adicionar um alerta para que não lhe escape mesmo o compromisso, também pode!

Todos os apontamentos podem ser redimensionados, as fontes podem ser alteradas na forma e cor, é possível adicional links e o melhor é que só desaparecem por ordem do utilizador, caso contrário vão estar sempre "coladas" no background.

Outra alternativa que irá encontrar na Internet é o Stickies for Windows, um programa que lhe garante as mesmas funções do anterior e ainda adiciona a possibilidade de aplicar transparências nas notas e escolher o tipo de aparência para as mesmas.

A aplicação é iniciada em conjunto com o Windows e fica acessível a partir de um shortcut junto à barra de Inicio do sistema operativo. Outra mais-valia é o facto de o Stickies permitir a sincronização de avisos em diversos PCs.

A parte menos positiva é que essa ligação é accionada através de uma configuração do programa e realizada através do Amazon S3. Esta parte do serviço não é gratuita, mas também só paga quem a utilizar!

Os únicos pré-requisitos desta aplicação são o Windows Installer mais recente e o .Net Framework 2.

Para os utilizadores de Mac também existem algumas alternativas. Uma delas é dada pela própria Apple que criou o seu próprio Post-it electrónico, transformando-o em widget do Dashboard.

O Stickies permite ao utilizador a troca da cor do papel e o tipo de letra, permite visualização em 3D e é compatível com serviços de email, pelo que pode enviar o compromisso por correio electrónico a quem quiser.

Existe ainda o Evernote, uma aplicação gratuita para anotações que pode ser tiradas em formato texto, áudio, imagens, páginas de Internet - inteiras ou excertos - e emails.

O software é compatível com várias plataformas permitindo capturar informação em qualquer lugar, seja a através de uma câmara de um telemóvel ou do teclado do computador lá de casa.

Este programa tem capacidade de reconhecimento de escrita a partir de imagens que podem recolhidas da Internet ou a partir máquina fotográfica do telemóvel. Desta forma, torna-se possível fotografar um cartão de visita tornando-o reconhecido como escrita.

O Evernote também está disponível para iPhone e iPod Touch e é perfeitamente sincronizável entre dispositivos, independentemente do seu sistema operativo.

Para os utilizadores de sistemas open source também estão disponíveis opções. Destacamos o basKet para KDE e o Gnote para gnome.

[caption]basKet[/caption]

Nota de redacção: Foram adicionadas à sugestão mais dois serviços, sugeridos por um leitor.

Esta sugestão foi originalmente publicada no dia 24 de Novembro de 2008.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.