Foi no início da década de 60 que J John F. Kennedy, então presidente norte-americano, decidiu que durante aquela década era objectivo da América levar homens para a lua. Sete anos depois do anúncio concretizou-se o objectivo e Armstrong proferiu a famosa frase "um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade", que haveria de ficar para a história.

Provavelmente porque ultrapassa as fronteiras daquilo que a maioria dos habitantes deste planeta terra pode conhecer e experimentar, o tema sempre foi polémico e em geral as missões espaciais envolveram no princípio, como ainda hoje, alguma curiosidade e muitos seguidores atentos.

Para quem procura saber mais sobre a chegada do homem à lua, que aconteceu há precisamente 40 anos, ou sobre as aventuras espaciais dos nossos colegas de planeta deixamos algumas sugestões:

A Nasa é, como não poderia deixar de ser, o ponto de partida. Na página de Internet da agência americana é possível encontrar uma área só dedicada às missões espaciais. Aí pode encontrar os nomes de todas as missões ao espaço já realizadas pelos Estados Unidos e sob cada nome informação diversa.

Se a visita a esta área servir para saber mais sobre as missões da Apollo 11 vai encontrar uma lista das várias iniciativas previstas para assinalar a comemoração dos 40 anos do homem na lua. Nos conteúdos associados a esta e outras missões, as fotografias recolhidas durante a viagem são sem dúvida um dos elementos mais interessantes para quem quer matar a curiosidade de saber o que está para além do que podemos ver no dia-a-dia. Todas as imagens disponíveis estão legendadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/476895.gif

Mas numa pesquisa sobre aventuras do homem no espaço convém também dar um saltinho à página de Internet da Agência Espacial Europeia. Com menos anos de história, a ESA pode não ter informação e imagens tão ricas para mostrar a quem passa pela sua morada electrónica, mas permite saber que rumo segue a Europa em matéria de política espacial. Lá encontra, por exemplo, informação sobre a recente parceria entre a agência europeia e a americana no sentido de coordenar esforços para explorar Marte. Para quem tem o sonho de se tornar um astronauta, também pode saber como é possível realizá-lo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/476891.gif

Para quem foca o interesse nas missões mais recentes ou em marcha, pode também ser interessante saber que o telescópio espacial Hubble tem endereço próprio na Internet, onde é possível acompanhar todos os passos das suas missões. Há muitas imagens disponíveis e muita informação de background para quem quer passar a ter na bagagem uma "cultura espacial" de impressionar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/476892.gif

Numa perspectiva mais genérica recomendamos uma passagem pelo Science Daily onde têm lugar todas as descobertas e acontecimentos mais recentes relacionados com o espaço. O tema é por aqui apenas um de muitos abordados, mas com área dedicada.

http://imgs.sapo.pt/gfx/476898.gif

Ainda numa lógica de "criar bagagem sobre o assunto" dê um saltinho à Wikipedia que é certamente um dos melhores locais para adquirir uma visão global e simplificada do que têm o homem andado a fazer no espaço.
Na versão em português pesquise Exploração Espacial e terá muito para ver. Além de um resumo de toda a informação que pode encontrar no site da Nasa, está também disponível muita informação sobre as missões espaciais russas, que começaram por ganhar relevo em relação "à concorrência".

http://imgs.sapo.pt/gfx/476901.gif

No We Choose The Moon já falámos no site do dia, mas temos mesmo de recordá-lo aqui. O site é uma iniciativa para assinalar os 40 anos da primeira viagem do homem à lua que recria o evento passo-a-passo em tempo real.

Quem passar pelo site pode ver e ouvir muito mais do que chegou aos espectadores incrédulos que em 1969 acompanharam as emissões de rádio e TV. O site fica acessível pelo menos até final do ano com conteúdos diversos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Terminamos com o vídeo da famosa chegada do homem à Lua.