Os sites de letras de música estão novamente na ribalta, mas não pelos melhores motivos. Depois da "perseguição" aos sites de partilha de ficheiros e aos swappers - e até àqueles que gostam de passar os conteúdos dos CD que compram a quase 20 euros para o leitor MP3 ou para PC, se considerarmos o DRM - editoras e produtoras parecem ter despertado definitivamente para a defesa dos direitos de autor neste tipo de portais.

Recentemente os membros da National Music Publishers Association processaram duas empresas que alegadamente oferecem conteúdos por licenciar a partir dos seus sites, tendo o lucro por objectivo.
As intenções de licenciamento destes espaços online por parte da associação americana começaram há três anos atrás, com o envio de pedidos de suspensão e sugestões de mudança de "comportamento" a centenas de sites.

Estes esforços parecem ter resultado numa redução significativa do número sites de letras de música acusados de funcionarem ilegalmente, que cessaram actividade ou licenciaram os conteúdos. A Live Universe e a Motive Force, pelos vistos, parecem ter ignorado os avisos.

O certo é que, longe dos tempos áureos iniciais, em que eram um recurso escasso, mas importante para todos aqueles que procuravam saber e perceber o que diziam afinal os seus cantores e bandas preferidos nos seus temas, os sites de música online transformaram-se.

No lugar dos directórios listados por ordem alfabética, onde procurávamos pelo nome do cantor ou da banda, para irmos directamente ao que interessava, hoje somos bombardeados quase ao nível da exaustão por publicidade de todo o género e feitio sempre que nos "aproximamos" de um site deste género.

Mas nem todos evoluíram negativamente. Existem alguns sites de letras de música onde é possível navegar de forma mais tranquila - ou pelo menos mais organizada -, sem termos a sensação de que entrámos no festival da "folcloropublicidade".

Deixamos algumas propostas, mas, dada a actividade frenética em redor da suposta protecção dos direitos de autor, a nossa sugestão é mesmo que pesquise enquanto pode…

Gracenote

O Gracenote faz parte da lista de sites de letras devidamente licenciados para operarem, não fosse uma subsidiária da Sony norte-americana. Aqui existem quatro ferramentas de pesquisa: a pesquisa simples por artista, álbum ou faixa, através da Music Search; o Music Map, que lista o top ten dos artistas e álbuns mais ouvidos por país; o Elite 100, que apresenta os CD mais procurados de sempre a partir daquele serviço; e o Digital Top Ten, a tabela semanal dos álbuns mais consultados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480948.gif

Lyrics.com

Um dos recursos de maior longevidade e popularidade na oferta de letras de música online, o Lyrics.com recebe actualmente os seus cibervisitantes com uma listagem dos últimos lançamentos. Clicando na imagem somos remetidos para uma pequena nota biográfica. Listadas mais abaixo surgem as letras dos temas do álbum em questão.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480947.gif

Vagalume

Escrito em "português do Brasil" , mas com muitas letras de artistas estrangeiros para pesquisar, o Vagalume é igualmente um recurso a considerar. Este site é igualmente conhecido por apresentar, a par das letras, os respectivos acordes da música.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480951.gif

Arquivo de Música de Língua Portuguesa

Em português de Portugal e com muitos anos de bagagem na Internet, existe o Arquivo de Música de Língua Portuguesa. Criado em 1996, este repositório não será de todo o mais agradável à vista, mas estão garantidas as prosas e poemas feitas pelos autores portugueses, pelo menos até 2003, a data mais recente apresentada na homepage.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480946.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.