Cada vez mais os utilizadores optam por um portátil como computador principal, frequentemente sem quaisquer necessidades especiais de mobilidade, para uma utilização sedentária numa secretária. Todavia, devido à sua forma específica, os computadores portáteis são, regra geral, um pesadelo de ergonomia, podendo a sua utilização prolongada e sem cuidados, provocar danos irreparáveis à postura e saúde dos seus utilizadores.



Para além das boas práticas recomendadas a quem trabalha primariamente ao computador, incluindo intervalos regulares com mudanças de postura, preferencialmente acompanhados de um curto passeio, protecção de reflexos ou luminosidade excessiva a partir do ecrã, uma boa postura corporal na cadeira, os utilizadores de portáteis deverão fazer uma vigilância redobrada da sua postura em relação ao ecrã e dispositivos de input, incluindo o teclado e trackpad.



Devido ao seu formato integral, os computadores portáteis possuem os seus elementos fundamentais demasiado próximos, tornando-se virtualmente impossível utilizá-los de forma ergonómica. Assim, é sempre aconselhável a utilização de um rato e teclado externos, permitindo uma colocação óptima do monitor do portátil, sem preocupações de acesso aos elementos de introdução. Mesmo sem a utilização de periféricos de introdução, o ecrã de um portátil deverá estar sempre mais elevado do que seria possível recorrendo apenas à sua estrutura de origem.




De forma a optimizar a altura do ecrã, sem comprometer o acesso ao teclado integrado, o fundo do portátil, a zona onde se articulam as duas metades do chassis, deverá estar sempre mais elevada que a sua frente, a zona de apoio palmar.



Para além de proporcionarem uma postura adequada, a maior parte das bases de apoio para portáteis disponíveis comercialmente oferecem ainda outras funções, incluindo multiplicadores USB integrados ou ventilação. Aqui ficam algumas opções.



Logitech Alto Connect



Um dos maiores fabricantes de periféricos para computadores, a Logitech, teria necessariamente de ter na sua oferta uma boa base de apoio, tal como é o caso da Alto Connect, adaptável a todos os tamanhos de portáteis.



Esta base providencia, não só um ângulo de utilização adequado, mas também uma base segura e devidamente estabilizada para o equipamento, bem como um multiplicador USB de três portas integrado, um extra obrigatório, já que esta base só pode ser utilizada com um teclado e rato externos. Graças ao seu desenho específico, esta base apresenta ainda uma solução para o caos de cabos na secretária, com condutas integradas para os mesmos.



Disponível na maior parte das grandes superfícies de electrónica, por cerca de 70 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451123.gif


Kensington Easy Riser



O Easy Riser, da Kensington, é uma solução simples, barata e eficaz para levantar o ecrã do portátil e garantir alguma circulação de ar na base do equipamento, graças ao seu fundo recortado.



Para além de ser completamente ajustável e portátil, o Easy Riser adequa-se a todos os tamanhos de portáteis, apesar de não possuir qualquer tipo de conectividade.



Disponível nalgumas lojas de informática e grandes superfícies de electrónica, por cerca de 20 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451124.gif




Cooler Master NotePal



A Cooler Master, uma das mais extremas e reputadas fabricantes de componentes de refrigeração e chassis de alto desempenho para desktops, possui também a sua muito própria e extrema interpretação do que deve ser uma base para portáteis. Totalmente fabricada em alumínio mecanizado, um metal reconhecido pelas suas capacidades de refrigeração passiva, a NotePal inclui ainda duas ventoinhas silenciosas de 70mm, para circulação do ar entre a base do portátil e o stand, alimentadas a partir do computador por USB, bem como um multiplicador do mesmo formato, com duas portas USB. As ventoinhas podem ser desligadas, para um ambiente de silêncio total.



Com excelentes características de refrigeração, passiva e activa, a Cooler Master NotePal peca apenas por não permitir ao utilizador a alteração do ângulo da base. A NotePal está igualmente optimizada para portáteis de 15 polegadas, embora possa ser utilizada com portáteis menores ou maiores, com uma eventual perda de eficiência da refrigeração.



Disponível em lojas de informática especializadas, bem como nalgumas grandes superfícies de electrónica, por cerca de 45 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451125.gif


Rain Design iLap



Para quem o design e a simplicidade são tudo, a Rain Design propõe a base iLap, disponível em diversos tamanhos, para computadores de 12 polegadas, 13,3 polegadas, 15 e 17, em formato clássico ou widescreen. A iLap é totalmente construída em alumínio, fornecendo uma solução passiva de arrefecimento e inclui dois apoios almofadados para utilização no colo.



Para uma utilização sobre a secretária, os apoios almofadados são removíveis e a base permite uma ligeira alteração do ângulo, bastante limitada.



Apesar de não inclui quaisquer conectividade e uma utilização bastante limitada e restrita ao tamanho específico do modelo, a iLap custa entre os 60 e 80 euros.



Disponível nalgumas lojas online e lojas de informática especializadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451126.gif