Os computadores pensados para jogar são, tradicionalmente, máquinas com uma configuração de topo e um preço muitas vezes proibitivo. Nos dias que correm, quem gosta de jogos para PC enfrenta uma escolha difícil: saber que hardware comprar e perceber se este não se torna obsoleto ao fim de alguns meses.

Mas existe outro princípio que não deve ser ignorado: o da optimização da configuração que tem. Porque não tirar o máximo da sua plataforma e garantir que obtém do hardware instalado todo o poder de processamento que ele consegue oferecer?

Há aplicações que têm a capacidade de "direccionar" os recursos da sua máquina para as tarefas de processamento mais exigentes. Desta forma, quando estiver a jogar, pode assegurar-se de que obtém do seu PC a melhor resposta possível. Um bom exemplo é o GBoost.

[caption]GBOOST[/caption]

Este poderoso programa é gratuito e "limpa" o sistema de tudo o que são aplicações acessórias e serviços não necessários, de forma a que ele possa assistir os jogos da melhor forma possível.

O processador e a RAM são dois elementos a que o GBoost dedica muita atenção, mas a ligação à Internet não é esquecida. O resultado? Um desempenho claramente superior nos jogos, menos quebras na frame rate, mais estabilidade e redução do lag. E sem recorrer a overclocking.

O interface é muito simples de utilizar e intuitiva. Tudo se baseia num sistema de botões e o programa não faz alterações permanentes ao PC, pelo que basta clicar no botão Restore para que tudo volte ao normal. Após reiniciar o sistema, as configurações serão repostas.

Existe uma outra ferramenta semelhante, chamada GameBooster . O nome é auto-explicativo. Foi desenhado para ajudar a optimizar o seu computador, de forma a que ele assuma um comportamento mais adequado às necessidades dos jogos.

[caption]GAMEBOOSTER[/caption]

Funciona actualizando os controladores gráficos, fazendo o download de ferramentas de gaming e alterando alguns detalhes de funcionamento do sistema - desfragmentado as directorias dos jogos, desligando processos que correm em segundo plano, limpando a RAM e aumentando o desempenho do processador. É compatível com sistemas como o PunkBuster, Cheating-Death, VAC, e outro tipo de software anti-cheat.

O AMD OverDrive é uma plataforma da AMD para quem quer tirar mais partido da configuração. Especialmente concebido para quem utiliza hardware deste fabricante, é um software de overclocking que permite acelerar os componentes como o processador, a memória e o chipset, para que as capacidades da máquina sejam superiores e adequadas a tarefas mais exigentes, como sejam os jogos.

[caption]OVERDRIVE[/caption]

Com o OverDrive, pode gravar perfis de utilização e controlar todos os detalhes do overclocking. Dispõe ainda de uma função para controlar a velocidade das ventoinhas - é importante que não haja sobreaquecimento, para não danificar os componentes.

O mesmo fabricante disponibiliza ainda o ATI Catalyst - um pacote construído para quem usar placas gráficas AMD/ATI. Criada em 2002, esta solução foi alvo de melhorias significativas ao longo dos últimos anos. Se usa um sistema de jogos como CrossFireX, não deve ignorar esta proposta.

Outra boa opção, caso utilize placas gráficas nVidia, é o RivaTuner. Esta aplicação oferece controlo total sobre todos os detalhes de funcionamento de adaptadores gráficos nVidia.

Entre outras, encontram-se opções de tuning de controladores Direct3D e OpenGL, um sistema de criação de perfis que permite ajustar settings por aplicação ou jogo, uma ferramenta de diagnóstico e de monitorização de hardware e um editor de registo.

[caption]RIVA[/caption]

Tenha também em consideração a existência de software dedicado à optimização da RAM, como o TweakRAM, ou o FreeRAM XP, que permitem "limpar" a memória RAM antes de iniciar um jogo, para que a maioria da memória seja endereçada às necessidades do mesmo. A diferença nota-se, acredite.

Lembre-se ainda que muitos fabricantes de motherboards e placas gráficas vendem os seus produtos com aplicações dedicadas a overclocking, pelo que deve procurar no software instalado (ou na caixa do produto), se a sua board da Asus, Gigabyte, Abit ou MSI (entre outras) não veio com software que lhe permita acelerar os componentes e obter mais poder de processamento para jogos.

Para além das aplicações

As aplicações que mencionámos acima são todas boas propostas para experimentar e testar, mas não se esqueça que, mesmo sem mudar de hardware e sem instalar software dedicado, há algumas opções que podem fazer a diferença no mundo do gaming.

Exemplos? Veja se a seu software de segurança tem um modo de jogo. Se tiver, utilize-o quando estiver a jogar para que a aplicação adapte a configuração às necessidades das tarefas do PC.

[caption]GAMING MODE[/caption]
router qualquer coisa como DMZ - demilitarized zone (zona desmilitarizada). Se colocar o IP do seu computador na DMZ, ele ficará mais exposto aos perigos da internet, mas a vantagem é que o ping é reduzido e os jogos online apresentam, no geral, um desempenho superior.

Na prática, deve tomar esta opção se o jogo em causa precisa de várias portas abertas para funcionar correctamente. Use um IP estático, para não ter de alterar a configuração no router sempre que quer jogar.

Além disso, se estiver a jogar na maior das redes, elimine tudo o que são processos que possam gastar largura de banda na ligação. Falamos nomeadamente, por exemplo, de downloads e uploads de ficheiros.

Não se esqueça ainda de verificar periodicamente se o fabricante do chipset da sua placa gráfica tem novos drivers, que optimizam o funcionamento da placa e garantem melhor desempenho.

Se verifica que a sua placa gráfica não se dá bem com os novos controladores, pode sempre recorrer a drivers genéricos para jogos. O Omega Drivers é uma excelente fonte, já que prepara os drivers para jogos através de tweaks internas, de forma a garantir melhor performance face aos controladores normais do fabricante, "construídos para benchmarks sintéticos"…

[caption]OMEGA[/caption]

Lembre-se que uma boa placa gráfica com controladores antigos é como um Ferrari com pneus de bicicleta…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.