A electricidade já se tornou de tal forma uma commoditie que é raro lembrarmo-nos que pode haver falhas de corrente. Esse reconhecimento só acontece em situações de falha de energia e estas acontecem sempre (ou quase sempre) quando é menos conveniente, tal como avisa a Lei de Murphy. A somar a todos os azares possíveis, os supersticiosos acrescentariam ainda que hoje é sexta-feira 13 e por isso tudo pode acontecer.

Não conheço ninguém que não tenha uma história para contar sobre "aquela" vez que não gravou o documento de "n" páginas em que estava a trabalhar quando de repente faltou a luz. As aplicações têm actualmente sistemas de backup automáticos, que guardam os documentos de 10 em 10 minutos, mas isso pode representar muito trabalho...

Nos datacenters empresariais existem geradores para evitar estas quebras, e os servidores estão ligados a unidades de corrente ininterrupta, também conhecidas por UPS. A verdade é que normalmente nos PC das empresas e em casa se dispensam estes "extras", apesar de poderem ser úteis em situações extremas e terem preços cada vez mais acessíveis.

Para além de "aguentarem" os computadores o tempo suficiente para guardar ficheiros e fechar bases de dados, encerrando o sistema, as UPS (Uninterruptible Power Supply) têm ainda a vantagem de servirem de estabilizadores de corrente. Em locais onde existe grande variação da corrente eléctrica uma UPS pode fazer a diferença no tempo de vida útil dos equipamentos.

A capacidade em termos de tempo de duração da energia depois da falha da corrente eléctrica e de número de equipamentos e dispositivos que se podem ligar às UPS determina o seu preço final por isso convém escolher com cuidado. Mas vale a pena optar por soluções que garantam pelo menos 10 minutos de tempo extra e que cubram a ligação do PC e do monitor, já que sem este ficará "às cegas" para guardar os documentos.

Deixamos aqui algumas das soluções no mercado, com um aviso: os equipamentos não são bonitos mas se faltar a energia eléctrica vai lembrar-se da sua utilidade...

[caption]Nome da imagem[/caption] O mais básico de todos os equipamentos que encontrámos à venda em Portugal é o MGE Protection BOX 5, que apenas estabiliza a energia eléctrica, fornecendo 6 tomadas. Esta não é uma solução para quem quer manter a corrente através de uma bateria adicional por algum tempo, mas custa menos de 40 euros.

Também da MGE há uma série de modelos superiores, cujo equilíbrio entre o tempo de duração e tomadas protegidas vai crescendo à medida do preço.

[caption]Nome da imagem[/caption] O MGE Protection Center 600VA USB custa 109 euros e protege 4 tomadas com autonomia e 4 tomadas com pára-raios, enquanto o modelo MGE Ellipse Max 600 USB já custa 139 euros mas tem ligações à porta USB e série para fornecer ao utilizador informação sobre o tempo de duração disponível das baterias após a quebra de energia.

Da fábrica da APC (American Power Conversion) há toda uma linha de produtos adaptáveis a diferentes necessidades. Um selector de UPS está disponível online para que o utilizador escolha o tipo de equipamento que quer proteger - com indicação do tipo de PC, tamanho de ecrã, tipo de disco e de processador e periféricos que tem ligados - que pode ser um auxiliar precioso para a selecção do equipamento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]Para as necessidades básicas de um utilizador doméstico com um PC e um ecrã de 17 polegadas as escolhas apresentadas são o APC Back-UPS CS 350VA que custa 79,9 euros e garante tempo de execução de 13 minutos. O equipamento emite alarmes acústicos e pode ser ligado ao PC por USB ou porta série, possuindo baterias substituíveis durante o funcionamento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outra opção alinhada pela APC é o APC Back-UPS ES 700VA, um pouco mais caro (99,99 euros) mas mais potente em termos de duração - chega aos 15 minutos. Este aparelho possui igualmente protecção para sobre tensão e alarmes acústicos, mas não a ligação ao PC via USB ou porta série.

http://imgs.sapo.pt/gfx/466280.gifDa gama da APS destaque ainda para o APC Smart-UPS XL 750VA USB, para quem procura uma solução mais robusta e completa e não se importa de desembolsar mais alguns (bastantes) euros para o garantir. Este modelo custa mais do que um PC de linha branca actualmente, valendo 379,99 euro mas aguentando a corrente durante uns valentes 85 minutos.

Basta olhar para a imagem para perceber que é um peso pesado, mas esta capacidade estende-se também às funcionalidades suportadas, incluindo a compatibilidade com gerador e a possibilidade de suportar a rede informática.

Depois de todos estes conselhos e equipamentos mostrados faça duas coisas: grave já todos os documentos abertos e considere a compra de uma UPS. É que nunca se sabe quando vai precisar dela...