Numa altura em que os portugueses devem ficar em casa, sobretudo os mais jovens pelo fecho das escolas durante o período imposto nas medidas de combate ao coronavírus, é normal que as novas rotinas acabem por tornar os dias mais aborrecidos. E por isso, há que encontrar formas distintas de entretenimento, desde jogos de papel e caneta, de tabuleiro, ou mesmo explorar a programação dos diversos serviços de streaming ou ler livros.

Obviamente que os videojogos fazem parte das atividades divertidas, mas nem todos os títulos das consolas são direcionados ao público mais jovem. Nesse sentido, o SAPO TEK reúne algumas propostas divertidas e gratuitas de jogos que pode instalar nos smartphones dos mais pequenos para os manter mais entretidos. Temos propostas de  desporto, jogos de puzzles, aventuras e até estratégia com gráficos coloridos e apelativos.

Fique com as 12 sugestões de jogos para smartphones gratuitos para os mais pequenos se entreterem em casa.


Lost Island é um jogo de aventura repleto de puzzles para os fãs Candy Crush

Os jogadores exploram uma ilha paradisíaca, mas terão de resolver puzzles para avançar na aventura.

À primeira vista, Lost Island parece mais um jogo de puzzles baseado nos clássicos tabuleiros com peças coloridas para encaixar e anular, popularizado por títulos como Candy Crush ou Puzzle Quest. Mas esses mini-jogos são apenas uma pequena parte da aventura, que coloca o jogador numa ilha paradisíaca para explorar. As selvas e praias estão assombradas por espíritos antigos, que guardam segredos misteriosos.

Outra componente do jogo é a construção de edifícios, assim como praias, jardins, selvas e outros elementos que os jogadores podem caracterizar ao seu gosto. Muitos dos locais foram destruídos pelos monstros, como o porto, que foi atacado por um gigantesco polvo, e acabe à protagonista procurar os recursos para o reconstruir.

A ilha permite ainda a exploração, pois há segredos e tesouros para encontrar, de forma a amealhar dinheiro suficiente para investir em mais construções. A protagonista chama-se Ellie, uma arqueóloga que tenta encontrar os artefactos mais antigos escondidos na ilha, que está acompanhada por uma simpática foca.

Pode fazer o download gratuito do jogo em versões iOS e Android.


Dragon City é uma espécie de Pokémon, mas com dragões

Colecione milhares de dragões que podem ser evoluídos de simples bebés amorosos a temíveis cuspidores de fogo.

Há algo de sedutor em Dragon City, um jogo que incentiva os jogadores a colecionarem inumeros dragões de todas as espécies e feitios. Terá de treinar e alimentar as pequenas crias, que trocam o seu ar frágil e amistoso quando são bebés, por criaturas imponentes quando crescem, cuspindo fogo se necessário. Há mesmo uma mecânica de criação de criaturas híbridas “acasalando” as espécies. O estúdio promete cerca de mil dragões disponíveis para colecionar.

O jogo tem lugar na Dragon City que lhe dá nome, e permite encher todos os locais da cidade com dragões. Deverá formar uma equipa com as criaturas mais poderosas e entrar em arenas de batalhas PVP, possibilitando ainda a criação de alianças com outros jogadores.

Poderá ainda desbloquear elementos visuais para as criaturas, muitos deles através da participação de eventos especiais, tais como a Passagem do Ano. Outros dragões são recebidos como recompensas exclusivas das batalhas contra outros jogadores e torneios, através de baús desbloqueados.

Dragon City é um jogo gratuito e pode ser jogado em dispositivos Android e iOS.


Jogue partidas rápidas e intensas de ténis diretamente do smartphone

Tennis Clash é um colorido jogo de ténis, concebido para partidas muito rápidas, de três minutos, contra outros jogadores.

Há muitos torneios de classe mundial para participar em Tennis Clash, um título baseado na popular modalidade concebido para curtas sessões de jogo nos telemóveis, com amigos via online. Ao longo das partidas e dos torneios, terá a oportunidade de melhorar as habilidades do seu atleta.

No jogo vai poder participar em torneios espalhados pelo globo, na Austrália, Estados Unidos e França, enquanto luta para subir nas tabelas de rankings dos melhores tenistas virtuais.

Os jogadores podem personalizar o atleta com equipamentos, tais como raquetes, e receber treinos personalizados, caso contrate um treinador. As moedas amealhadas com as vitórias devem ser investidas para participar em torneios mais difíceis, mas com melhores prémios.

Os controlos do jogo pretendem ser intuitivos e fáceis de aprender, ainda que demore a tornar-se realmente bom nos courts de ténis.

Pode fazer o download gratuito de Tennis Clash em versões iOS e Android.


The Game of Life Vacations: o famoso jogo da Hasbro tem sabor português

Inspirado no famoso jogo de tabuleiro da Hasbro, este videojogo para smartphones convida a família e amigos a passarem férias em praias exóticas em ilhas vulcânicas.

A equipa portuguesa da Marmalade Game Studio tem reproduzido diversos jogos de tabuleiro da Hasbro aos smartphones, incluindo a Batalha Naval, Cluedo e a versão original do Game of Life. É exatamente um spin off do último que acaba de chegar às lojas, com o subtítulo Vacations e convida os jogadores para uma aventura em férias, em formato de jogo de tabuleiro.

O jogo transporta os jogadores para praias exóticas em ilhas vulcânicas, desafiando a construir esculturas de areia, mergulho, enquanto compete contra amigos e familiares. Poderá colecionar lembranças únicas e registar os melhores momentos em fotografias. Os jogadores que guardarem mais memórias das férias marcam mais pontos em direção à vitória do jogo, para tal terão de explorar diferentes caminhos da ilha.

Game of Life Vacations apresenta diferentes personagens para representar os peões no tabuleiro, entre uma família de surfistas, um aventureiro de mochila às costas, irmãs viajantes, entre outras, que podem circular pela ilha num carro desportivo, bicicleta, mota ou autocarro.

O jogo permite jogar multijogador online e offline até quatro jogadores. O jogo custa 3,14 euros (em promoção) na versão Android e 4,49 euros em iOS.


NBA LIVE Mobile traz as estrelas do basquetebol americano para os smartphones

A Electronic Arts tem uma versão mobile do seu jogo de desporto, convidando os jogadores a formar uma equipa com os grandes nomes da NBA.

A Electronic Arts convida os fãs da famosa liga de basquetebol americana, NBA, para construir uma equipa com as grandes estrelas da modalidade. A versão portátil oferece jogadores lendários clássicos e atuais para recrutar, assim como as equipas e respetivos equipamentos.

Os jogadores lendários têm habilidades especiais únicas que motivam os restantes companheiros a executar jogadas de encher o olho. E mantenha um olho sobre o campeonato da vida real, porque os jogadores recebem bónus inspirados na performance dos atletas.

O jogo apresenta progresso de carreira ao longo de várias temporadas, construindo uma equipa coesa e poderosa para mantê-la no topo do ranking. O jogo oferece diferentes campanhas de NBA, introduzindo conteúdos semanalmente.

Pode fazer o download gratuito de NBA LIVE Mobile nas versões iOS e Android.


Tasty Town: da horta para as mesas. Torne-se um chef internacional de sucesso

Seja numa caravana a vender cachorros ou num restaurante de luxo, Tasty Town é um jogo de estratégia para quem tem o paladar apurado e o olho para o negócio.

A proposta para smartphones Tasty Town convida os jogadores a desenvolverem o seu negócio da comida em diferentes cenários. Seja a vender bifanas numa caravana, servir pizzas num estabelecimento italiano ou gerir um restaurante de luxo, este jogo convida também os jogadores a criarem as suas matérias-primas para os melhores pratos, ou seja, os ingredientes cultivados diretamente da horta.

O jogo oferece diferentes opções de design para criar os restaurantes, sendo possível pintar e mobilar cada divisão para receber com maior conforto os clientes esfomeados, desejosos de saborear grandes sabores.

Para ser bem-sucedido terá de participar em diversos mini-jogos e atividades, tais como servir rapidamente os clientes que estejam com mais pressa. Obviamente que aqueles que olham aos detalhes vão avaliar a estética do espaço, por isso terá de ter bom gosto na escolha das decorações. Pode também contratar chefs de diferentes países e cultura para criar uma oferta diversificada.

Outras atividades passam por entregas de produtos no camião, fazer festas em espaço de eventos para recompensas especiais.

Pode fazer o download gratuito de Tasty Town em versões Android e iOS.


Transforme o smartphone numa cana de pesca

O jogo Fishing Clash: Pescaria 2020 incentiva pescadores virtuais a fazerem duelos para capturar o maior peixe do oceano.

A pesca pode ser uma atividade relaxante e calma, mas também pode ser frenética quando são realizadas competições, seja para apanhar quantidades de peixe ou o maior e mais pesado exemplar. É exatamente isso que o jogo para smartphone Fishing Clash: Pescaria 2020 propõe, incentivando os jogadores a juntarem-se a um clube de pesca de elite, para participar em torneios para amealhar trofeus.

O jogo apresenta cenários naturais apelativos, inspirados pelas paisagens norte-americanas. As competições arrancam na Flórida, seguindo-se o lago do Alabama, o Gunterville, o rio Kenai no Alasca, em que terá de se dedicar à pesca do salmão e trutas.

Este título pretende simular de forma realística o processo da pesca, começando pelos modelos 3D dos peixes. Os que entendem sobre pesca vão reconhecer peixes como o peixe-gato, o robalo, o peixe do sol, trutas, salmões, barracudas e até tubarões. Será possível jogar em alto-mar, à boia, no gelo e outras técnicas. Há campeonatos contra outros jogadores e a jogabilidade pretende ser simples e intuitiva.

Pode fazer o download gratuito de Fishing Clash: Pescaria 2020 em versões Android e iOS.


Transforme uma mansão degradada num restaurante de luxo Hell’s Kitchen

Neste jogo o desafio é tornar-se um chef e criar uma cozinha de sonho, de fazer inveja a Gordon Ramsay.

Hell’s Kitchen: Match & Design é um jogo para smartphones com duas fases distintas. A primeira é restaurar e transformar uma mansão antiga num sofisticado restaurante Hell’s Kitchen. Pode destruir paredes para criar diferentes áreas para o restaurante, adaptando os cantos com os eletrodomésticos e acessórios que necessita para uma cozinha de qualidade Michelin.

A segunda fase é quando veste a jaqueta do chef e mete a mão na massa para criar os pratos deliciosos, administrar toda a cozinha e tornar-se num nome famoso a nível mundial. Para tal terá de criar pratos irresistíveis através da combinação de ingredientes, recorrendo a mini-jogos e puzzles para resolver.

A personagem principal, Olívia, terá pela frente outros rivais, por isso o negócio tem de ser expandido com novas receitas, mas também melhorando sempre que possível o restaurante. O staff é muito importante, por isso deverá contratar os melhores empregados, alguns deles da própria Hell’s Kitchen.

Poderá fazer o download gratuito de Hell’s Kitchen: Match & Design em versões Android e iOS.


Traffic Puzzle utiliza transportes públicos no típico jogo de “match 3”

O objetivo é combinar três carros, aviões ou helicópteros de forma a aliviar o trânsito nas ruas deste típico jogo de puzzles.

A fórmula do “match 3” é conhecida e são inúmeros os jogos baseados nestas mecânicas tão populares. Traffic Puzzle é um deles, baseando-se em transportes públicos, como automóveis, aviões, helicópteros e outros, cada peça com o seu próprio comportamento. Ou seja, ao contrário de outros jogos semelhantes com joias e frutas, as viaturas obedecem ao seu movimento, logo, os carros deslocam-se na direção que estão virados, e helicópteros podem mover-se mais livremente.

O jogo apresenta níveis coloridos e relaxantes, com controlos intuitivos, onde poderá utilizar habilidades especiais para limpar as estradas do congestionamento. Até porque as ambulâncias precisam chegar aos locais de emergência e cabe ao jogador ajudar a sua circulação.

Pode fazer o download de Traffic Puzzle em versões iOS e Android.


Está a ver as mesas de hóquei de ar? Em Battle Disc o conceito é parecido

Neste jogo há um disco, mas a mesa dá lugar a “arenas” e os participantes estão de “corpo inteiro”. Igual ao “tradicional”, os movimentos são laterais e dá para avançar ligeiramente em “profundidade”, embora de forma limitada.

Diferentemente das mesas de hóquei de ar, por vezes há obstáculos e muitas vezes mais guardiões adversários, não de “baliza”, mas dos grandes blocos que assumem o papel de alvos.

O objetivo é lançar os discos para destruir os blocos do oponente ao mesmo tempo que tem de defender os seus próprios. À medida que acumula estrelas pode personalizar o disco, o boneco e a comemoração, podendo igualmente construir a sua arena .

Battle Disc é gratuito, com publicidade e compras incluídas na apicação. Está disponível a partir da Play Store, para dispositivos Android.


Gosta de Wrestling? Então tente lutar com as mãos agarradas ao smartphone

Assuma The Undertaker ou The Rock e tente vencer todos os torneios do Wrestlemania na nova versão de WWE Champions 2019.

O jogo WWE Champions 2019 foi atualizado com novos nomes da famosa liga americana de luta livre, com novos duelos entre jogadores, assumindo as principais estrelas da modalidade. Existem eventos para todos os gostos, sejam provas internacionais masculina, feminina ou mistas, seja o jogador um “lobo solitário” ou um team player no percurso do Road to Wrestlemania.

O jogo introduziu novos cinturões de campeão e medalhas para os jogadores que desejam criar títulos personalizados, assim como equipamentos especiais com algumas vantagens competitivas.

Entre os 100 nomes sonantes do wrestling pode encontrar The Rock, John Cena, NWO Randy Savage, o The Undertaker, entre muitos outros divididos por Eras. O jogo tem um sistema de RPG, com as personagens a ganharem pontos de experiência para melhorar os seus atributos físicos e técnicos.

Pode fazer o download do jogo em versões gratuitas Android e iOS.


Personagens de Gears of War transformadas em Funko Pop em novo jogo para smartphones

As versões colecionáveis das personagens de Gears deram origem a um jogo de estratégia que bebe fortes influências no fenômeno Clash Royale.

Em antecipação ao esperado Gears 5, que será lançado em setembro, a Microsoft investe nos smartphones com Gears Pop, indo de encontro à estratégia da fabricante em abordar outras plataformas para além da Xbox One. Este novo jogo de estratégia dá vida às famosas figuras colecionáveis Funko Pop, pegando nas versões “fofinhas” das personagens do universo Gears e coloca-as no campo de batalha num formato totalmente diferente até aqui.

Para quem está familiarizado com Clash Royale, um dos jogos mais jogados nos dispositivos mobile, o formato é muito idêntico. Os jogadores devem colecionar personagens para formar uma equipa forte e partir para o campo de batalha contra outros utilizadores. Cada um tem uma base, com duas torres de proteção e deve colocar no terreno os soldados com características únicas para avançar no mapa.

Inspirado no universo Gears, para percorrer o terreno há que assegurar os diversos muros de proteção, garantindo que as unidades avancem mais rapidamente. As pequenas Pop mantêm as características das respetivas personagens do universo Gears, nomeadamente os granadeiros, o herói Marcus Fenix com a sua Chainsaw, assim como a capacidade de abrir os “Emergency Holes” de onde saltam diversas aberrações Locust, entre outras personagens que os fãs irão prontamente conhecer como JD Fenix, Cole Train ou Diaz, para referir alguns.

Desbloquear arcas com novas figuras, a possibilidade de formar clãs de jogadores e outras mecânicas foram literalmente inspiradas em Clash Royale. No entanto, há um formato cooperativo para dois jogadores que se baseou no modo Horde dos jogos originais. Neste caso, é necessário enfrentar as vagas constantes de inimigos, procurando destruir a base final, em três desafios interligados. É um desafio maior, mas com mais recompensas.

Gears Pop pode ser jogado de forma gratuita, basta fazer o download do jogo em versões Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.