Considerada a maior feira de telecomunicações móveis do mundo, o Mobile World Congress funciona como uma das principais montras de novidades e tendências da indústria.

Para além dos habituais lançamentos de produtos, que costumam fazer manchetes logo no primeiro dia da feira, há outro momento aguardado com alguma expectativa por marcas, meios especializados e curiosos: o momento em que são revelados os vencedores dos Annual Global Mobile Awards.

Os galardões, atribuídos pela GSM Association (que também organiza o MWC) distinguem aquilo que de melhor se fez na área durante o último ano. Os nomes dos vencedores, daquela que já é a 17ª edição, foram ontem dados a conhecer.

"Os Global Mobile Awards 2012 continuam a mostrar os melhores, mais criativos e inovadores produtos e serviços no ecossistema móvel para os dias que correm e para o futuro", afirma a organização, no comunicado que divulga os vencedores.

A lista de 31 premiados - de onde destacaremos apenas alguns - começa pela menção daquelas que foram consideradas as melhores apps, com a distinção de "melhor aplicação móvel para o consumo" a ser atribuído ao Angry Birds Rio, da Rovio. O prémio para a melhor solução destinada a empresas foi atribuído à aplicação da Citrix Receiver, da Citrix Systems, um cliente de software que permite aceder, a partir dos dispositivos, a desktops virtuais e aplicações.

Na categoria de "aplicação móvel mais inovadora" surge o SwiftKey. A solução promete dotar os utilizadores de Android de um teclado inteligente, que "aprende" a forma de escrever do utilizador, para tornar mais simples e rápida a tarefa de teclar no telefone.

[caption][/caption]

O facto de ser baseado na nuvem faz com que o software, para além de "aprender" com aquilo que é escrito no telemóvel, recorra também à informação introduzida pelo utilizador em serviços como o Facebook, Twitter, Gmail ou blog, explicam os autores no site da aplicação.

A aplicação custa 3,99 dólares, mas oferece utilização gratuita durante um mês, e suporta, entre outros idiomas, o português (de Portugal e do Brasil).

O prémio do júri para a melhor aplicação foi atribuído à WhatsApp, um serviço que tem dado que falar por permitir a troca gratuita de mensagens (texto, vídeo, imagens e áudio) entre utilizadores de diversas plataformas: iPhone, BlackBerry, Nokia, Android e Windows Phone.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Google Maps para Android foi eleito o melhor serviço móvel na categoria dedicada ao consumo.

A distinção "melhor produto, iniciativa ou serviços para os segmentos carentes", numa categoria que visa distinguir projetos que contribuam para o desenvolvimento social económico, coube à parceria lançada em setembro de 2009 pela Safaricom e pela Grundfos. A iniciativa permite o acesso a água canalizada em zonas rurais pagando por ela através do serviço de transferência de dinheiro M-PESA.

Na mesma ótica foram ainda atribuídas distinções como o "melhor produto ou serviço móvel dedicado à mulher nos mercados emergentes", ao Mobile Baby, um serviço do operador Etisalat (presenta em países da Ásia, África e Médio Oriente) através do qual tem sido fornecida informação sobre cuidados de saúde básicos mesmo nas zonas mais remotas de África.

Em matéria de "green mobile", por exemplo, foi distinguido o projeto E-site, da Flexenclosure, um site que fornece soluções de gestão de energia baseadas em energias renováveis, prometendo reduzir até 90% as emissões de carbono.

Em áreas como a inovação ao serviço da educação e formação, foi destacada a CellCast Solution, uma solução da OnPoint baseada na nuvem que facilita a criação e distribuição de conteúdos, por parte das empresas, que são recebidos pelos discentes nos seus telemóveis ou tablets.

A tecnologia de redes lightRadio da Alcatel-Lucent foi considerada a melhor em matéria de infraestruturas, enquanto a Quad Rate Technology da Vodafone (para duplicar a eficiência do serviço móvel de voz) foi distinguida como principal avanço tecnológico.

A terminar, ficam aqueles que serão, provavelmente, os prémios mais aguardados.

A Samsung leva para casa duas distinções: de fabricante do ano e de responsável pela criação do "melhor smartphone", galardão que foi atribuído ao Galaxy S II.

[caption][/caption]

O Nokia C3-00 foi considerado o melhor telefone de entrada de gama e o iPad 2, da Apple, o melhor tablet no mercado.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.