Os médicos de família ainda não fazem atendimento online, mas já é possível ir "tratando da saúde" através da Internet. Marcar uma consulta, pesquisar informação sobre medicamentos vários, originais ou genéricos ou encontrar a farmácia mais próxima são alguns exemplos de serviços públicos prestados via electrónica.




Os internautas que habitem na cidade de Lisboa e arredores podem marcar consultas para o Hospital de Santa Maria. Basta munir-se do número de utente do Serviço Nacional de Saúde, aceder ao site do hospital e preencher um formulário próprio. A marcação será posteriormente validada pelo hospital via SMS.




Cardiologia, cirurgia, dermatologia, estomatologia, obstetrícia, oftalmologia, pediatria e reumatologia são algumas das consultas disponíveis.




Se tem dúvidas quanto a um medicamento que lhe foi prescrito poderá consultar o Prontuário Terapêutico On-line. Actualizado pela Infarmed, este prontuário permite pesquisar informação sobre medicamentos sujeitos e não sujeitos a receita médica, apresentando uma descrição sucinta das indicações terapêuticas, reacções adversas, contra-indicações, precauções e posologia.




Os resultados de pesquisa mostram ainda os preços de venda ao público, taxa de comparticipação e preço de referência, se aplicável.




A par do prontuário terapêutico, a Infarmed disponibiliza igualmente uma base de dados sobre farmácias, com acesso a informação genérica sobre estes estabelecimentos em todo o território nacional. A pesquisa pode ser feita por nome, morada, localidade, freguesia, concelho ou distrito.




Na área da saúde, é também possível requerer por via electrónica o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), um documento que assegura a assistência médica no estrangeiro, nomeadamente nos países do Espaço Económico Europeu (EEE) bem como na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça. Neste caso, o pedido online só está disponível para os beneficiários da ADSE, fazendo-se através desses mesmos serviços.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.