
A Wii U, a nova consola da Nintendo, está prestes a chegar ao mercado. Os norte-americanos são os primeiros a terem direito à nova aposta da marca japonesa no mundo do gaming no dia 18 de novembro. Seguem-se os europeus e os australianos no dia 30 de novembro e só a 8 de dezembro chega ao Japão.
Certamente que a Wii U será a prenda que muitos vão escrever nos pedidos do Pai Natal, mas para que uma consola tenha sucesso é vital estar suportada por bons jogos e por títulos que introduzam uma experiência de utilização diferente da concorrência. Este aspeto a Nintendo assegurou ao apresentar um GamePad que funciona como comando e ecrã secundário. Falta a parte dos jogos.
Hoje o TeK revela alguns dos títulos mais esperados para a Wii U e que podem fazer os mais indecisos apostarem na nova consola da Nintendo. Há de tudo um pouco: desde jogos mais básicos e infantis, até quebra-cabeças e cenários visualmente impressionantes. Os hardcore gamers também têm jogos para as suas exigências.
Rayman Legends
O quinto jogo principal da saga Rayman chega em exclusivo à Wii U. A jogabilidade é semelhante à de Rayman Origins, estando asseguradas mais que uma personagem para jogar. No título da consola da Nintendo aparece ainda a personagem Murphy, que controlada através do segundo ecrã, será crucial para ajudar as personagens principais a atravessarem níveis através da execução de ações secundárias.
[caption][/caption]
Neste jogo de plataformas existe ainda a opção de vários utilizadores jogarem ao mesmo tempo através de ligação à Internet. Mas a grande característica de Rayman Legends é a inclusão de pequenos artefactos através de NFC. Num vídeo de demonstração que surgiu na Internet, é possível ver-se alguns jogadores a introduzirem vidas e outras personagens no jogo, como Ezio Auditore de Assassins Creed.
Trine 2 Director's Cut
Pode não ser dos jogos mais conhecidos mas é um dos mais esperados. Trine 2 Director's Cut mistura uma jogabilidade de plataformas com quebra-cabeças que prendem os jogadores ao ecrã - neste caso ao da televisão e ao do gamepad/comando. Neste jogo existem três personagens jogáveis que o utilizador terá que controlar em diferentes momentos do jogo para poder completar os níveis.
Apesar de Trine 2 estar disponível para outras plataformas de jogo, o título tem o nome de Director's Cut por trazer incluídas algumas novidades exclusivas e ainda a mais recente expansão do jogo. Do rol de novidades constam alguns puzzles que terão que ser resolvidos através de desafios "touchscreen" que vão aparecer no ecrã secundário.
[caption][/caption]
O jogo prende ainda pelo aspeto gráfico, sendo considerado por muitos, e mesmo em antecipação tendo em conta as demonstrações feitas, o jogo mais "bonito" que a Wii U vai receber.
Nintendo Land
Este é possivelmente um dos jogos mais aguardados por duas razões: por ser o jogo que vai dar a oportunidade aos jogadores de explorarem todas as novidades da nova consola e periféricos em 12 jogos descontraídos, e porque esses mini-games vão ter personagens conhecidas de outras franquias conhecidas. Zelda, Mario, Luigi, Pikmin, Donkey Kong e Yoshi são alguns heróis conhecidos do mundo Nintendo que vão ter pequenos jogos, ao estilo de feira popular, que o jogador pode percorrer. A componente multi-jogador está assegurada em alguns dos mini-games.
A Nintendo Land vai funcionar na Wii U um pouco como o Wii Sports da Nintendo Wii. Os jogos são básicos, mas acabam por funcionar como uma boa forma de entretenimento. Ao mesmo tempo os utilizadores vão-se habituando aos novos sistemas de controlo, perícia essa que vai ser necessária para outros títulos mais "exigentes".
[caption][/caption]
O jogo estará disponível no dia do lançamento e acompanhará a consola e alguns dos bundles que estarão disponíveis nas diferentes lojas de retalho.
Call of Duty Black Ops II
Este é daqueles jogos, a par de outros como Alien: Colonial Marines, que a Nintendo garantiu aos seus utilizadores mais dedicados. Outras versões do CoD chegaram à Wii, mas sempre de maneira adaptada e não com a espetacularidade que se registava noutras plataformas.
Desta vez o segundo episódio do Black Ops vai chegar completamente funcional à Wii U e ainda existem alguns extras que prometem tornar a jogabilidade diferente daquela que é feita noutras consolas. Uma das novidades está no modo de "duelo", em que o ecrã tipicamente partilhado, deixa de o ser para cada jogador ter o seu próprio ambiente de jogo - um na televisão, outro no Gamepad.
[caption][/caption]
O gamepad pode ser ainda usado como "ferramenta" de apoio no modo de jogo multiplayer. O dispositivo móvel pode ser configurado para ter determinados atalhos disponíveis, que apenas com alguns toques, alteram as definições que pelo meio tradicional, leia-se comando, demorariam mais tempo. O Gamepad traz ainda vantagens relativamente ao mapa, permitindo um maior controlo da área de jogo, superando o pequeno mapa disponível no ecrã da televisão.
Super Mario Bros. U
O que seria o lançamento de uma consola da Nintendo sem direito a um jogo de um dos mais famosos ícones da marca japonesa? Os canalizadores Mario e Luigi têm na Wii U um jogo de plataformas semelhante aos antecessores, mas tal como os restantes jogos que já foram referidos foram introduzidas algumas novidades que aproveitam o comando com ecrã sensível ao toque da Nintendo.
Durante o jogo o Gamepad pode ser "abanado" para interagir com algumas personagens que vão aparecendo no ecrã de jogo.
[caption][/caption]
Existe ainda o modo de jogo Boost Rush que transporta um jogador através de níveis selecionados ao acaso para recolher o maior número de moedas. Do outro lado estará um segundo jogador, que com recurso ao Gamepad, pode construir obstáculos, mover objetos e rebentar bolhas no cenário, tudo para atrapalhar o jogador que anda na "coleta monetária".
A opção multi-jogador também está disponível e podem estar a jogar ao mesmo tempo até cinco personagens diferentes, uma das quais o Mii, avatar pessoal ao estilo Nintendo, criado pelo utilizador.
ZombieU
De todos, e daquilo que já foi visto em várias demonstrações, parece ser o jogo que mais tem cativado o entusiasmo dos utilizadores que estão à espera da Wii U. O título da Ubisoft faz uma uso muito intensivo do Gamepad como segundo painel de jogo e como mala de ferramentas para ultrapassar determinados desafios.
Num mundo fustigado pelo Apocalipse dos mortos-vivos, o jogador terá que tentar manter-se o máximo de tempo vivo, sem passar para o "lado zombie" do jogo. A regra é simples: uma mordidela basta para que a aventura termine... mas não acabe. Mal o jogador é infetado pelo vírus é automaticamente "reencarnado" num outro sobrevivente do Apocalipse, e um dos objetivos é escapar à anterior personagem que tinha incorporado.
[caption][/caption]
O tablet é usado para trocar de armas, para abrir fechaduras e para controlar no mapa onde estão os inimigos.
O jogo é intenso no terror e nas cenas de violência explícita, e a necessidade de sobrevivência chega a ser tão bem representada que o jogador pode matar pombos e comê-los para continuar a sobreviver a um mundo infestado por mortos-vivos.
A expectativa em torno do jogo tem sido tão grande que muitos temem que a aventura acabe por se tornar uma desilusão, acima de tudo por se concentrar demasiado em pormenores da utilização do Gamepad que parecendo preciosos e realistas, acabam por retirar alguma versatilidade ao jogo desenhado exclusivamente a pensar na Wii U.
Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários