Longos (e esforçados) meses de trabalho, sem descanso, não matam mas moem. E quando chegamos perto das férias de Verão parece que começam a faltar as energias e as ideias para continuar...

Começar um novo projeto nesta altura, ou dar continuidade a uma iniciativa com inputs novos, é um desafio difícil de gerir, mas hoje queremos ajudar os leitores do TeK a refrescarem as cabeças, "bebendo" conhecimento de algumas das mentes mais brilhantes em várias áreas de negócio que podem dar azo a ideias de sucesso.

Os momentos de brainstorming das conferências mais relevantes não estão acessíveis a todos por questões meramente logísticas (leia-se tempo e dinheiro), mas a Internet tem o condão de trazer para mais perto o que está longe e muitas das principais apresentações acabam por ficar disponíveis de forma mais ou menos rápida, e mais ou menos oficial...

E Steven Johnson já mostrou no seu livro "Where Good Ideas Come from", que a origem das ideias pode ser múltipla, mas normalmente um conceito de sucesso é o resultado da mistura de muitas experiências diferentes, como é sumariado no vídeo que reproduzimos abaixo.

O autor é um dos que marca presença num site incontornável, o TEDtalks, por diversas vezes referenciado no TeK. Por aqui passam com regularidade algumas das pessoas mais interessantes do planeta, em áreas tão diversas como a medicina, a engenharia de ambiente ou mesmo projetos sociais. E vale a pena reservar alguns (longos) minutos para ouvir o que têm a dizer. Mesmo que não seja essa a sua área de atividade.

[caption]Nome imagem[/caption]

No site encontra já mais de 1.100 talks, variadas na diversidade mas seguras na qualidade. E pode navegar entre elas pela data de publicação, ou por áreas temáticas. É à escolha do freguês.

É quase tão bom, ou melhor na perspetiva de muitos, como chegar a uma das bibliotecas mais bem geridas na área de inovação e poder escolher um livro onde as melhores ideias estão condensadas em apresentações de vídeo que duram uma média de 5 minutos. E depois pode explorar os conceitos em muitos outros websites, livros, papers, blogs...

Mais aprofundado, e a exigir investimento de mais tempo, mas igual no brilhantismo, o RSA promovido pela Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, dedica-se à procura de soluções inovadoras aos desafios da sociedade atual e junta ideias e investigação de mais de 27 mil participantes.

E há aqui muitas e boas ideias a explorar, ou conceitos que podem servir de pontos de partida para novas ideias. Se tiver pouco tempo passe primeiro pela área de vídeos, mas prepare-se para uma dose de formalismo muito mais forte do que a encontrada nas TEDtalks.

[caption]Nome imagem[/caption]

Ideias + Energia = Mudança é a forma aplicada pelo The Do Lectures que reúne "apresentações inspiradoras de pessoas que estão a mudar o mundo". E a biblioteca está a crescer, com uma organização que junta temas como "Grandes Ideias", "Divertido", "Desafiante", "Informativo", "Inspirador".

O conceito está por trás de um evento que se realiza nos Estados Unidos.

[caption]Nome imagem[/caption]

Descrevendo-se como uma comunidade de inovadores que quer "acelerar" pessoas, projetos e ideias, o POP Tech é outros dos sites de passagem obrigatória nesta ronda por sites inspiradores.

[caption]Nome imagem[/caption]

Muitos outros sites ficaram por referir, mas convidamos todos os leitores a partilharem na caixa de comentários algumas das suas fontes de inspiração, até porque a generosidade é umas das características dos génios...

E depois de todo o contágio de ideias neste brainstorming virtual, não se esqueça do que disse Thomas Edisson: o sucesso é resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.