Será certamente difícil imaginar um Natal sem presentes, enfeites, árvores coloridas e iguarias próprias da época, mas esta é uma realidade para muitos. É a pensar nestes "muitos" que, por esta altura, as campanhas de solidariedade se multiplicam, tentando apelar ao espírito solidário, por sua vez mais manifesto, dos "restantes".

O Tek não organizou nenhuma campanha - pelo menos até agora -, mas indica-lhe algumas a que poderá aderir ou em que poderá participar, com o objectivo de ajudar os menos afortunados a encontrarem algum "conforto natalício". As iniciativas são várias e abrangem diferentes actividades, sempre com o objectivo de ajudar quem precisa.

Depois dos supermercados, onde bateu recordes quer de alimentos doados quer de voluntários envolvidos, a campanha do Banco Alimentar continua por outras vias.

Saiba que pode fazer donativos em géneros, a qualquer momento, dirigindo-se a um dos armazéns de um Banco Alimentar. A instituição aceita igualmente "donativos em trabalho", ou seja, de voluntários. Pode também fazer donativos monetários, à Federação ou a um dos Bancos Alimentares regionais.

Convém sempre lembrar que, em sede de IRS, os donativos são dedutíveis em valores correspondentes a 140 por cento.

O Estado permite igualmente que 0,5 por cento do IRS liquidado reverta a favor de uma instituição de solidariedade social.

Acarinhada por várias figuras públicas, a campanha da Ajuda de Berço "Dê colo à Ajuda de Berço", tem por objectivo ultrapassar dificuldades financeiras que a instituição, que acolhe crianças, enfrenta.

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A campanha, lançada em parceria com o centro comercial Almada Fórum, decorre até 06 de Janeiro por várias vias. Os cidadãos podem fazer donativos directos em caixas colocadas em diversos pontos do centro comercial, através de multibanco ou transferência bancária ou em qualquer das lojas aderentes, que também oferecem uma percentagem das suas vendas a favor da campanha.

Outra das formas de participação passa pela rede social Facebook, através da página da campanha, onde por cada fã registado o Almada Fórum oferece 0,10 euros à Ajuda de Berço.

A mesma instituição está a ser ajudada numa outra iniciativa, lançada pela Porto Editora. A empresa está a doar um euro por cada exemplar vendido de "O Baile da Princesa" e a totalidade dos direitos de autor do livro "Um Menino Diferente".

Pelo quinto ano consecutivo, a Porto Editora tem também a decorrer uma campanha de Natal para apoiar a UNICEF. A iniciativa é válida até 31 de Dezembro e abrange trinta e dois títulos do seu catálogo infantil. Por cada exemplar vendido, um euro é oferecido à UNICEF.

Os livros em questão nas duas campanhas terão autocolantes, facilitando deste modo a sua identificação.

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Além de também ajudar a UNICEF, com a venda de produtos nas estações de correios, os CTT promovem mais uma vez a campanha Pai Natal Solidário, um projecto - com página no Facebook - que disponibiliza as cartas ao senhor das barbas brancas de centenas de crianças desfavorecidas ou em risco, em Portugal, para "apadrinhamento".

Para tal, os interessados terão de se dirigir a uma estação de Correios, escolher uma carta e "patrocinar" o desejo da criança. Os correios tratarão de oferecer a embalagem e o envio dos presentes, antes da noite de 24 para 25 de Dezembro.

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Também, como habitualmente, tem ao dispor a Missão Sorriso, promovida pelo Continente, ou a Causa Maior, lançada pelo "irmão mais novo" Modelo.

Uma nota para a campanha de Natal da MegaFM e para projectos municipais, como por exemplo o da cidade de Portalegre, que este ano decidiu substituir a iluminação de Natal nas ruas por iniciativas de solidariedade, a provar que o apelo à solidariedade por esta altura vem de várias frentes.

Além das enumeradas, vai com certeza deparar-se com muitas outras iniciativas solidárias por estes dias. Poderá não ter oportunidade de aderir às mesmas, mas tem sempre a possibilidade de arranjar forma de criar uma "campanha" à sua medida...

Patrícia Calé