Missão cumprida em mais um Imagine Cup. Organizado desde 2003, o concurso internacional promovido pela Microsoft conheceu este ano a sua nona edição e continua ter sucesso em desafiar jovens estudantes a desenvolverem aplicações de software que ajudem a encontrar resposta para propósitos sociais e humanitários.

Em 2011 era proposto aos alunos que dessem o seu contributo mostrando como pode a tecnologia ajudar a resolver alguns dos problemas do mundo, tendo como guia os oito grandes objectivos do milénio, definidos pelas Nações Unidas.

Depois das respectivas finais nacionais, as equipas seguiram para Nova Iorque, nos Estados Unidos onde submeteram as suas ideias à avaliação do júri e do público. A iniciativa conta este ano com a participação de 358 mil estudantes de 183 países, dos quais mais de 400 jovens de 70 nações passaram à fase final.

Portugal foi representado pelo projecto RescueMe, desenvolvido por uma equipa do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, que propunha a criação de uma plataforma tecnológica que assegurasse a gestão dos meios e das vítimas numa situação de emergência.

A aplicação portuguesa conseguiu um 76º lugar na escolha do público e não mereceu qualquer distinção por parte do júri, mas houve quem conseguisse, e são esses mesmos projectos vencedores que passamos a apresentar.



[caption][/caption]

O Grande Prémio (Software Design) foi ganho pela equipa Hermes, do Institute Of Technology Sligo, na Irlanda. O projecto consiste numa pequena caixa destinada a ser colocada no interior de um automóvel, com o objectivo de reduzir a incidência de acidentes rodoviários.

O sistema cria relatórios de todo o comportamento do utilizador ao volante, atribuindo-lhe uma classificação e advertências ao final de cada viagem, mas também pode partilhar esses dados com as autoridades ou com as agências de seguros.


[caption]NTHUCS, Taiwan[/caption]



Na categoria "Embedded Development", o prémio de 25 mil dólares foi arrecadado pela equipa NTHUCS, de Taiwan, com o projecto RIGHT!! This Way, uma plataforma para a concepção em tempo real de saídas de emergência em caso de incêndio, assente numa rede de sensores wireless.

Nas três subcategorias de Game Design a concurso, os galardões principais foram para a Signum Games, do Brasil (Windows/Xbox); a Cellardoor, da Polónia (Web); e a Geekologic, da França (Mobile). Todos os projectos desta área tocaram a sustentabilidade ambiental.



[caption]Alaniarides, Grécia[/caption]

O Interoperability Challenge foi ganho pelos gregos Alaniarides, com a sua Touring Machine, que oferece a crianças e adultos um novo tipo de experiência cultural, enquanto o primeiro prémio na área de Digital Media foi atribuído à equipa romena M.N.A.

Já a equipa coreana HOMERUN consegui a primeira posição na categoria Windows Phone 7 com a Peekaboo, uma aplicação desenhada para ajudar os utilizadores a comunicarem com os seus familiares através de um jogo de caça ao tesouro.

Prémios entregues em 2011, os interessados poderão já começar a preparar as suas ideias para a próxima edição do Imagine Cup, cuja final decorrerá na Austrália.