Depois de dois anos sem recargas, os modelos tradicionais da mais popular máquina de fotografias instantâneas até à data recebem agora um novo impulso. É que os "cartuchos" que permitem ter a imagem na mão nos momentos seguintes ao seu registo, deixados de produzir em Fevereiro de 2008, vão voltar a ser vendidos.

O anúncio é feito com pompa e circunstância a partir do site do The Impossible Project, o grupo criado por ex-funcionários, que ficou com a antiga fábrica da máquina na Holanda e reformulou os filmes para as Polaroid tradicionais.

Conta-se que o nascimento da invenção que impressionou o mundo fotográfico remonta a 1943, quando num dia de férias, Edwin Land registava o descanso familiar e a sua filha lhe perguntou se podia ver a imagem naquele momento.

[caption]Polaroid[/caption]

Land - que mantinha uma empresa que fabricava, originalmente, óculos de sol, recorrendo ao polaroid, material plástico - precisou de pouco mais de uma hora para chamar um advogado e registar uma patente da invenção e de uma tarde para desenhar o conceito de câmara instantânea.

A invenção foi vendida pela primeira vez em algumas lojas de Boston em 1948, mas a popularidade chegou com os anos 70.

Depois da luta perdida com a tecnologia digital, em Fevereiro de 2008 foi anunciada a descontinuação das máquinas analógicas de fotografia instantânea, com a suspensão da produção dos cartuchos, mas de imediato surgiram movimentos de fãs nostálgicos das míticas imagens, entre eles o The Impossible Project.

[caption]Polaroid[/caption]

Este grupo foi criado em 2008, no mesmo dia em que a Polapremium, empresa que detinha a marca, anunciou o encerramento da fábrica da Polaroid na Holanda e a suspensão da produção de "rolos" instantâneos.

Com a iniciativa, os ex-executivos da empresa e os adeptos da "fotografia no momento" quiseram criar um produto competitivo comercialmente, que mantivesse as mesmas características da Polaroid. Conseguiram-no agora: o The Impossible Project põe à venda os novos filmes instantâneos a partir desta quinta-feira, anuncia no seu site.

[caption]Polaroid[/caption]

A primeira aposta vai para o preto e branco, com a disponibilização do cartucho PX Silver Shade, com 10 fotos, ao preço de 20 euros. A película instantânea com cor deverá chegar no mês de Julho.

Com a disponibilização das recargas fica assim cumprido o objectivo de salvar milhões de câmaras Polaroid em todo o mundo de se tornarem obsoletas. E diga-se que, por aqui, já há quem queira vasculhar o sótão à procura da "relíquia" com que registou parte dos momentos da adolescência…

[caption]Polaroid[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.