A uma semana do início das aulas para os alunos do ensino superior muitos estarão ainda a preparar esta nova fase da vida académica. Para quem se estreia nestas andanças é necessário saber as condições de matrículas, informações relativas às escolas em que ficou colocado (caso tenha obtido mais do que uma colocação) para decisões de última hora ou encontrar alojamento.



A digitalização de serviços e a aposta das escolas na divulgação de informação na Internet facilita hoje muitos processos, desde as candidaturas, que se realizam exclusivamente online, à divulgação de colocações e às próprias matrículas, que em diversas instituições se fazem também online.



Para dar uma ajuda a quem se estreia este ano no ensino superior, reunimos um conjunto de endereços que pode valer a pena colocar nos favoritos por facilitarem o acesso a informação útil nesta fase ou no futuro.



O site da Direcção Geral do Ensino Superior é a escolha óbvia para iniciar esta ronda e deverá ser conhecida da esmagadora maioria dos candidatos. Aqui se reúne informação sobre escolas, cursos, médias de acesso, condições de ingresso e calendário. O site também deu acesso à plataforma de simulação e candidaturas ao ensino superior, que ainda tem por concluir as 2ª e 3ª fase.

[caption]DGES[/caption]

Mas com os resultados da 1ª fase de colocações já conhecidos, o interesse do site oficial da DGES não se esgota. Quem pretende candidatar-se a bolsas de estudo é aqui que pode encontrar a informação necessária para o fazer, a par de um simulador que pode dar uma ideia aos candidatos das hipóteses de acesso a uma bolsa. Também das bolsas de estudo as candidaturas são online.



Resolvidas questões mais genéricas é preciso encontrar alojamento, para quem não vai estudar perto de casa. O melhor ponto de partida é o site de cada instituição de ensino, onde são listadas condições de acesso a residências universitárias e outro tipo de alojamento ligado às instituições.
Se as opções aí disponíveis não responderem às necessidades há alternativas especializadas neste tipo de alojamento como o Uniplaces, que o TeK destacou esta manhã como site do dia. O projecto juntou empreendedores de quatro países para criar uma oferta à medida de quem anda à procura de casa perto da sua instituição de ensino superior.



A pesquisa de alojamento pode fazer-se por localidade ou nome da instituição. Boa parte dos alojamentos disponíveis, entre quartos e casas, é ilustrada com fotografias que se juntam à descrição de algumas das principais características.



Com o mesmo objectivo em mente estão disponíveis para consulta outros projectos nacionais. O 1quarto é um deles. A oferta disponível encontra-se na dividida por regiões, que o utilizador pode escolher num mapa e a partir daí selecionar o tipo de alojamento que procura, a localidade e informar e o seu sexo. Há ofertas listadas pouco atuais, mas cada anúncio disponível tem a data de colocação visível para consulta.

[caption]1quarto[/caption]

O bquarto é outra opção, que embora não esteja exclusivamente dedicada ao alojamento para estudantes tem uma oferta interessante de quartos junto a instituições de ensino ou de arrendamento exclusivo a estudantes.

[caption]bquarto[/caption]

Ainda no que refere ao alojamento vale a pena destacar o Guia do Estudante do Expresso. Essa não é a única área de conteúdos desta publicação online, mas de momento será uma das mais relevantes para consulta. Estão listadas as opções de alojamento de todas as escolas de norte a sul do país, bem como condições de acesso, datas de inscrição, capacidade e outros detalhes.



O Guia do Estudante tem ainda informação sobre legislação, exames e cursos, para além de uma área de notícias.

[caption]Guia do Estudante[/caption]

No portal Universia, que reúne conteúdos e serviços dirigidos ao ensino superior, em parceria com universidades em vários países, também é possível encontrar uma área de alojamento mas o endereço não é útil só por isso.

[caption]Universia[/caption]

O Universia é uma boa fonte de informação sobre novidades interessantes para quem frequenta o ensino superior. Tem notícias, informação útil para quem planeia estudar noutros países - em Erasmus, por exemplo - ofertas de emprego e muitos conteúdos de apoio ao estudo, na área de apontamentos.



Para o mesmo fim há outras moradas interessantes para juntar desde já aos favoritos. Deixamos o exemplo do resumos.net, com uma área própria de apontamentos e material de estudo só relativo ao ensino superior. A organização dos conteúdos disponíveis faz-se por instituição e cadeira.

[caption]resumos.net[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.