A pouco e pouco cada vez mais serviços da Administração Pública estão acessíveis na Internet, permitindo realizar de forma fácil tarefas que antes exigiam deslocações, esperas em filas e por vezes até a apresentação de um rol de documentos que demorava a reunir.
Uma das áreas mais avançadas é a de pedido de certidões, um serviço que está online desde 2001, altura em que foi lançado o Serviço Público Directo para pedido de certidões de registo civil, abrangendo as certidões de nascimento, óbito e casamento e que tem vindo a ser melhorado com a introdução do pedido de Certidão Permanente - para as empresas que querem dar acesso à sua informação de registo comercial - e do Registo Predial.
As Certidões de Registo Civil podem ser solicitadas a partir de uma área específica no Portal do Cidadão, onde existe também informação variada sobre o processo de pedido e uma linha de apoio no caso de surgirem dúvidas. Para fazer o pedido tem de estar registado no Portal do Cidadão, o que também lhe irá permitir receber informação através da newsletter do portal.
Também a Certidão de Registo Predial - que se destina a obter informação sobre a situação jurídica dos prédios, nomeadamente sobre quem é o proprietário ou se está hipotecado - pode ser solicitada no mesmo site.
Já a Certidão Permanente só pode ser pedida a partir do Portal da Empresa. Os custos de uma certidão permanente variam entre 19,5 e 59 euros consoante a validade escolhida, que pode ir de um a quatro anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários