Navegar na Internet pelos principais sites de emprego ou folhear a secção de emprego dos jornais são movimentos habituais para quem anda à procura de emprego, mas muitos serviços já permitem transformar esta operação numa experiência mais cómoda.

São várias as aplicações que permitem ter literalmente à mão as propostas de emprego mais recentes na área que mais lhe interessa. Hoje damos uma volta por algumas das mais relevantes, criadas em Portugal, ou com uma forte presença no mercado português.

Comecemos pelo ITJobs, um projeto nacional especializado em propostas de emprego e carreira na área das Tecnologias da Informação.

Nesta app do ITJobs, disponível para iOS, Google Play e Windows é possível consultar todas as ofertas de emprego publicadas no site, tal como ter acesso a uma agenda de eventos no sector, onde se incluem ações de formação ou conferências.

[caption]ITJobs[/caption]

Mais generalista, mas ainda assim com uma oferta significativa concentrada na área das tecnologias, o Netempregos é outra plataforma já com uma versão para Google Play. A partir da App é possível consultar anúncios, limitando a pesquisa a zonas geográficas e categorias profissionais, ou garantindo a consulta de histórico das pesquisas recentes.

[caption]NetEmpregos[/caption]

Outra opção com desenvolvimento nacional à medida de quem tem um dispositivo Android é o Get a Job. A aplicação permite a pesquisa de emprego em vários países e dá ao utilizador a possibilidade de alinhar favoritos, ou definir critérios como a localização ou a descrição do emprego para fazer a pesquisa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Pode ainda levar para o smartphone uma aplicação que redimensiona a oferta da rede social de emprego desempregados.net. Chama-se Emprego e está disponível para Android e iOS.



Aqui também há ofertas de emprego, que as empresas podem disponibilizar mas, mais do que isso, a plataforma pretende ser uma espécie de rede de partilha entre quem não tem emprego.



Foi criada para se transformar num fórum de partilha de histórias de sucesso, de fomento ao espírito de entreajuda ou para acolher a denúncia de histórias e dramas do dia-a-dia de um desempregado. A lógica do site é a mesma que norteia a app. Está disponível para Android e iOS.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Seguimos para o Onemploy. Aqui estão resumidas propostas publicadas por vários sites de emprego, para seis países: Reino Unido, Portugal, França, Alemanha, Espanha e Brasil.



Cada categoria listada na plataforma conta com vários canais, que o utilizador pode alinhar nos favoritos e definir alertas para ser avisado sempre que há novas propostas de emprego, disponíveis num destes canais favoritos.



O Onemploy está disponível para Android em seis línguas: Inglês, Português, Espanhol, Holandês, Francês, Russo e Ucrânia. Ainda permite que o utilizador partilhe facilmente as ofertas que vai encontrando no Facebook. O download da aplicação, tal como acontece em todas as outras que aqui referimos, é gratuito.

[caption]onemploy[/caption]

Empresas de recursos humanos como a Randstad também já perceberam a importância de adequar a oferta aos novos canais. No caso concreto desta empresa há uma app localizada para Portugal que leva para o iOS as propostas de emprego veiculadas pela empresa no país, onde a Randstad conta com vários centros de contacto.


Quem utiliza esta app pode pesquisar emprego por região, apresentar uma candidatura a uma oferta de emprego, mas também ter acesso a outras funcionalidades, como sejam conhecer os serviços da empresa, os contactos e a localização. Permite ainda o acesso extranet para colaboradores.

[caption]Randstad[/caption]

Da web vêm muitos outros exemplos que também podiam caber nesta sugestão. Nós por cá fechamos com o exemplo do Trovit, mas deixando espaço para mais propostas, se as tiver.

O Trovit é um motor de busca para anúncios e classificados, que procura ofertas em vários sites e serviços e que também já tem uma versão para iOS e uma outra para Android. Está disponível em 12 idiomas e permite a pesquisa nos 38 países listados pelo serviço.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.