O número de blogs não pára de crescer e, por arrasto, crescem também as ferramentas e utilitários dedicados ao assunto, assim como as fontes de informação e tutoriais.

Deixamos-lhe algumas sugestões do imenso rol de recursos que os amantes da arte do blogging podem utilizar para dinamizarem o seu espaço online ou para conhecerem mais sobre a matéria.

Poderá acompanhar a par e passo os lançamentos para a blogosfera através do Ferramentas Blog, um site construído em português de sotaque brasileiro onde também há notícias e muitas dicas para bloggers que se prezem.

Para quem não quer visitar dezenas de sites todos os dias, existem aplicações que permitem gerir os favoritos a partir de uma única página. É o caso do Google Reader ou do Blogrolling. Já o Bloglines agrega notícias.

O Google disponibiliza outras ferramentas dirigidas a blogosfera, como o Google Analytics, que faculta análises gratuitas das preferências dos visitantes de sites ou blogs.

Basta adicionar um determinado código às páginas para gerar automaticamente estatísticas sobre os visitantes, como país de origem, site de origem, entre outras informações.

Para quem gosta de animar o blog com recursos vídeo, o Bubble Guru será uma boa sugestão. Esta ferramenta permite fazer clips de vídeo, a partir da webcam.

Vídeo gravado, o Bubble Guru gera uma tag HTML, que é colada ao código-fonte do blog. A partir daí, o vídeo é exibido num pequeno círculo, que surge na homepage do site.

A má notícia é que o serviço só pode ser testado gratuitamente durante cinco dias. Após esse período, a sua utilização obriga à escolha de uma de três versões pagas.

Com o Snap Shots é possível ter informação imediata sobre os sites para os quais o seu blog aponta. Sempre que o internauta passa com o rato sobre o link, a aplicação mostra uma nota sobre o espaço online vinculado.

A caixa do Snap Shots pode ser personalizada com oito cores, adequando a integração da ferramenta ao design do site. Depois de definir o visual da caixa, o blogger recebe um script, que deve ser colado ao código-fonte do blog, logo acima do tag < / head>.

Se o blog estiver hospedado no Typepad, no Wordpress ou no Blogger, o processo é ainda mais rápido, já que o Snapshots tem uma instalação expressa para esses serviços.

Agarrando a dica do design, deixamos como última sugestão o Templates do SAPO, um recurso online onde poderá escolher "molduras" para os seus blogs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.