Em trabalho ou lazer, viajar requer sempre alguma preparação. Não é só preciso fazer a mala. É também necessário levar na bagagem alguma informação que facilite a concretização do plano de viagens no destino e lhe dê uma visão mais claro do que poderá encontrar à sua volta.
Sem sair do escritório pode antecipar muitas respostas e quem sabe até poupar alguns euros, graças a um bom planeamento.

Se ainda está na fase de escolher o destino de viagem pode recorrer ao Inspiration Finder do TravelMuse. A ferramenta permite-lhe dar indicações sobre a altura do ano em que pretende viajar, quanto quer gastar por pessoa em hotel e avião e que tipo de programa lhe apetece ter no destino. Com base nesses dados sugere destinos.

Se já sabe onde quer ir também pode procurar simplesmente mais informação sobre o destino de eleição ou elaborar um plano de viagem com anotações e tarefas discriminadas. Pode importar informação de outros locais da Internet e partilhar o plano de viagem com outros utilizadores. O site permite concretizar os planos e fazer reservas de avião e hotel.

[caption]TravelMuse[/caption]

Se pretende viajar de carro e tem um GPS também pode planear a viagem num site que lhe permite desde logo registar coordenadas no dispositivo. O novo site da TomTom pode ser uma opção, assim como o incontornável ViaMichelin, que não só lhe mostra as estradas como restaurantes, actividades culturais e outros pontos de interesse num deteriminado local. Tudo transponível para o GPS.

[caption]TomTom[/caption]

Mas se na cidade de destino conta usar os transportes públicos saiba que isso também é coisa que pode planear a partir de casa, sem ter de se dar ao trabalho de encontrar as páginas de Internet dos operadores de transportes do destino a que se dirige. Para obter informação sobre este tema pode fazer uma combinação entre o Google Maps e o Métro. Através do primeiro consegue visualizar no mapa de uma cidade as linhas de transportes públicos e ficar com uma noção de onde lhe podem ser úteis. Já através do Métro obtém rapidamente informação sobre as páginas de Internet dos operadores de transportes e por essa via chega aos horários, preços e todos os detalhes relativos a cada oferta. Também pode desenhar um percurso numa determinada cidade introduzindo um ponto de partida (como um hotel, por exemplo) e um ponto de chegada.

O Métro pode ser descarregado para o telemóvel (existem várias versões) ou ser acedido através da Internet para consulta de informação relativa a 250 cidades em todo o mundo, Lisboa incluída.

[caption]Métro[/caption]

Quando estiver a fazer o seu plano de viagem pode ser bom, não apenas saber se a zona do seu hotel é bem fornecida de transportes públicos, mas também se será fácil levantar dinheiro nas redondezas. A Visa pode ajudá-lo. Basta que dê um saltinho ao ATM Locator. Quando lá chegar indique o país, a cidade e de preferência o código postal da zona, para garantir resultados mais apurados. Em troca, recebe informação detalhada sobre as caixas multibanco na zona indicada. Apenas em alguns casos a informação é desencadeada juntamente com um mapa que permite visualizar a localização das caixas. Noutras situações vem o nome do banco e morada da caixa. Menos perceptível mas também pode ser útil.

[caption]ATM Locator[/caption]

Outro tipo de informação que é sempre bom conhecer é o preço das chamadas. Viajar, em negócios ou lazer, sem telefonar para o país de origem é quase impossível. Já que não pode evitar o gasto, pelo menos saiba com o que deve contar. É certo que a Comissão Europeia harmonizou tarifas na UE mas ainda há espaço para diferenças. Entre países e dentro do mesmo país. Conheça-as através do site criado para facilitar a compreensão dos preços.

[caption]Comparar roaming[/caption]

Chegado ao destino é muito provável que de vez em quando tenha de ligar o portátil (se o levar) para consultar emails ou ir fazendo inveja aos amigos enviando umas fotos para o Flickr. Assim, pode ser útil saber onde encontrar acesso à Internet. Existem vários localizadores de hotspots WiFi. Deixamos um deles para que nunca se sinta desligado. O Wifinder apresenta logo na homepage os países, agrupados por regiões, sobre os quais tem informação o que torna mais fácil ir rapidamente directo ao assunto. Isto claro, quando encontra o que procura. Em Portugal não seria fácil, já que o serviço lista menos de uma dezena de opções. Espreite também o Wififreespot para conhecer opções sem custos.

[caption]Wifinder[/caption]

Nota de Redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada a 3 de Fevereiro de 2009. Algumas das imagens usadas foram actualizadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.