Viajar é para muitos mais do que um hobby ou obrigação. Para muitos é uma verdadeira paixão. E quando falamos em viajar pode não ser de avião. Pode ser mesmo no sofá a descobrir os ritmos, os gostos e os costumes de outras culturas. Por mais que se use nunca ficará gasta a frase que defende "uma imagem vale mais do que mil palavras". É por isso que hoje lhe propomos uma viagem à volta do mundo em fotografias.
Você faz a rota. Nós dizemos como pode lá ir, apontando alguns dos melhores exemplos da Internet para chegar ao coração dos locais mais remotos da terra em apenas alguns minutos. Ou se preferir, aos mais movimentados. Tudo em nome do conhecimento de outras culturas.
Para quem gosta de viagens pode dizer-se que o site da National Geographic é uma espécie de Bíblia e por isso começamos por aí. Há tanto para ver que não vamos conseguir dizer tudo nesta sugestão. Os oceanos, a vida animal, história, cultura. Está tudo lá. Mas se a intenção é conhecer mais sobre outras culturas, como nos propomos a conduzi-lo hoje, entrando no site deve dirigir-se à secção http://travel.nationalgeographic.com/places. Aí encontra muito material para o fazer sonhar com a próxima viagem entre guias para viajantes de várias cidades e regiões do mundo, não apenas úteis para quem vai visitar o país mas também para quem quer saber mais sobre a cultura.
Na nossa perspectiva dentro desta área do site são de consulta obrigatória os links que conduzem à secção Places of a Lifetime e as Galerias de Fotos que percorrem também elas vários lugares do mundo.
Places Of a Lifetime foi uma iniciativa lançada pela NG pela primeira vez em 99 e reunia 50 destinos daqueles que é mesmo preciso visitar, pelo menos uma vez na vida, para quem gosta e pode passar as fronteiras do seu território. Está agora a ser alvo de um alargamento a um maior número de destinos. A Galeria de Fotos inclui dezenas de tópicos onde pode entrar e explorar imagens que mostram paisagens mas também, e com grande foco, pessoas e elementos das culturas em que se inserem. As fotos do dia são da Irlanda.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Ainda no site da National Geographic vale a pena visitar a área onde estão expostas as fotos vencedoras de um concurso anual lançado pela instituição e que visa escolher a melhor foto entre as muitas imagens captadas pelos viajantes que seguem a actividade da publicação.
[caption][/caption]
Outra boa opção é viajar usando os olhos de quem só faz isso para viver. Falamos dos fotógrafos profissionais que se dedicam a explorar as culturas que tornam este nosso mundo de uma beleza tão heterogénea. Muitos mostram online o que a sua objectivo captou e quase permitem a quem vê as fotos ficar a perceber quais são as preferências e os interesses de quem as tirou. Peter Langer do Associated Media Group é um dos fotógrafos que leva para a Internet o seu trabalho. Um espólio impressionante pela quantidade de fotos de cada lugar e pela quantidade de lugares em que o homem e a sua máquina já estiveram: são mais de 250.000 fotos de 150 países.
As fotos estão organizadas por regiões mas também por temas. Para quem quer beber informação sobre outras culturas recomenda-se a visita à secção People of The World Photos e Images of World Religions & Spirituality. Os nomes dizem quase tudo, mas explicando um pouco melhor mostra-se quem habita e como habita os países por onde passou o fotógrafo e que costumes aí imperam. Delicie-se.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Embora em alguns do sites referidos também possa vir a encontrar fotos de Portugal - o National Geographic ainda recentemente exibiu uma reportagem sobre o Alentejo, embora focada no mundo animal - achámos por bem deixar também uma dica para quem quer conhecer um pouco melhor o próprio país, pelos olhos de quem com mais ou menos experiência gosta de estar atrás de uma objectiva.
Há milhares de sites na Internet que podem servir para lhe mostrar em imagens o que Portugal tem de melhor. Esta é apenas mais uma sugestão, escolhida por que se insere numa plataforma onde estão listados dezenas de países dando aquele toque global que pretendemos aqui. No PBase pode encontrar "testemunhos fotográficos" de 265 fotógrafos que retratam um país dividido por regiões e cidades.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Terminamos com uma sugestão um pouco diferente das anteriores: uma visita ao TrekEarth. Criada em 2002 por Adam Silverman, a plataforma começou por ser um espaço aberto à exibição de fotografias sobre o Japão. A particularidade é que aceita críticas, comentários e interacção entre os membros a propósito das fotos colocadas. Por exemplo, se quiser saber mais sobre a história ou a localização de um registo fotografado pode sempre tentar obter essa informação da fonte. Entretanto o site cresceu. Tornou-se multilingue, português incluído, e deitou por terra as barreiras geográficas. Hoje é possível colocar e comentar fotos de todo o mundo. Portugal também cá está.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
* A foto usada na imagem de destaque foi a vencedora do concurso que a National Geographic lança todos os anos para receber fotos enviadas por viajantes na edição 2005.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários