Com as temperaturas a aumentar e com a época balnear do verão à porta, as idas à praia e os passeios ao campo começam a fazer parte das nossas rotinas. Isso significa mais fotografias dos pezinhos na areia, dos primeiros banhos das crianças e as "food selfies" captadas nas esplanadas à beira-mar.

A utilização do smartphone em dias de muito calor é perigosa para o funcionamento da bateria, sob o risco de sobreaquecerem e ficarem danificadas, degradando-se e perderem a autonomia. É um conselho antigo, mas nunca demais lembrar: nunca deixe o smartphone ao sol em cima da mesa de uma esplanada.

Evite utilizá-lo durante muito tempo quando a temperatura é elevada. Até pode dizer que está “apenas” a navegar pela internet, mas para isso, o modem aquece o equipamento, já para não falar do processamento do 5G dos modelos mais recentes. O brilho elevado do ecrã a compensar as emissões diretas do sol para enxergar o conteúdo e os NPUs de inteligência artificial ajudam a devorar a bateria, sobretudo usados com o calor.

Nesse sentido, conheça 5 dicas essenciais para manter a bateria saudável e com um uso por mais tempo. Esteja na praia, no campo ou em casa.

1 – Precisa mesmo de usar o carregamento rápido?

Os carregamentos rápidos vieram para ficar e são excelentes para quando esquecemos de verificar a bateria e temos de sair à pressa. Uns minutos a carregar e oferecem horas de utilização. Mas este modo turbinado sobreaquece a bateria e mantém-na em esforço durante o carregamento. Por isso, caso não seja necessário utilize um carregamento por USB no computador, por exemplo. Demora mais tempo, mas vai carregando sem esforço.

2 – Nem 8 nem 80: não carregue até ao máximo e não drene a bateria

As fabricantes de smartphones como a Apple e de tecnologia em geral, têm alertado os utilizadores para nunca deixarem os equipamentos carregarem os 100%. E até oferecem opções de software que “congelam” o carregamento nos 80 ou 90%. Pode não ter tanta bateria para o dia todo, mas isto representa uma maior saúde da mesma a longo prazo.

Também deve evitar deixar o smartphone descer abaixo dos 20%. Quando chega a este nível, o iPhone pergunta se quer ligar o modo Low Power Mode, isto para evitar que o resto da bateria desapareça sem que tenha tempo de o colocar à carga. Assim, o ideal é colocar à carga entre os 20 e 80% para manter a bateria saudável.

3 – Não use o smartphone muito tempo em ambientes com temperaturas extremas

Como referido na introdução, o uso do smartphone em locais com sol direto e quente, como a praia e campo, fazem com que os equipamentos sobreaquecem e dessa forma, a bateria “evapora” rapidamente. Mas não é apenas o calor, o frio também tem um efeito negativo na bateria.

A Apple recomenda a utilização do iPhone entre temperaturas de 16º a 22º Celcius. Mais que 35º C coloca o equipamento em perigo e até causar danos permanentes à autonomia da bateria. E colocar o smartphone à carga neste ambiente quente também pode ser fatal. Da mesma forma que não deve utilizar ou carregar abaixo dos 20º negativos, por isso deve ter atenção quando vai de férias para a neve.

4 – Durante o carregamento evite manter a capa protetora

As capas protetoras são excelentes para proteger os smartphones de quedas, mas podem abafar os pontos de refrigeração. É a própria Apple que alerta para este pormenor, avisando que certas capas podem gerar excesso de calor quando estão à carga, gerando um aumento de calor que pode afetar a capacidade da bateria. Se notar que o smartphone aquece enquanto carrega, retire de imediato a capa.

5 – Mantenha o smartphone atualizado e verifique quais as apps que gastam mais bateria

Além de corrigirem bugs e vulnerabilidades, as atualizações também podem focar otimizações de software melhorando a sua performance e dessa forma mais autonomia. Por isso deve manter sempre o equipamento atualizado com as versões mais recentes.

Por outro lado, deve verificar sempre quais as aplicações que gastam mais energia. Tanto os smartphones iOS como Android já oferecem no sistema a possibilidade de listar as aplicações por gasto de energia. Desta forma pode rapidamente verificar quais as aplicações que estão a drenar a bateria. Para ver no iOS entre em Definições e escolha Bateria. Vai verificar que existem aplicações que continuam a gastar energia quando não estão em uso ativo. Deve assim desligar aquelas que não precise e que gastam mais energia em segundo plano.