Todos os computadores, independentemente do sistema operativo que tiver instalado, com o tempo vão acumulando aplicações, que tornam a máquina mais pesada. Obviamente que fazer uma instalação fresca do Windows 11 pode resolver a maioria das situações, mas será mesmo necessário ter todo o trabalho de repor todas as aplicações necessárias, configurações e autenticações nos serviços?

Por vezes basta fazer uma manutenção higiénica no computador. Perceber se existem diversas aplicações a carregar com o sistema operativo, mas depois não são necessárias de utilizar. Ou mesmo uma atualização que é necessária, mas que coloca o sistema num estado lento, a obrigar a fazer um reinicio ao computador.

Existem coisas que podemos fazer rapidamente, mas nem sempre nos lembramos de executar que podem de facto melhorar a performance do PC.

Veja na galeria as dicas para acelerar o Windows 11:

1 – Verifique se tem o sistema operativo atualizado

Acredite que muitas vezes o caso de o computador começar a soluçar “do nada” pode simplesmente ser o sistema operativo à espera de uma oportunidade para que a máquina seja simplesmente reiniciada. Se no carregamento houver atualizações vai notar. Por outro lado, verifique manualmente se existem atualizações a fazer, uma vez que drivers desatualizados podem ter influência no desempenho do computador. Para verificar, entre nas Definições do Windows e na barra da esquerda, na última linha prima em Windows Update. O sistema vai listar todas as atualizações necessárias ou no caso de estar atualizado lista a data da última verificação. Pode forçar também o sistema a procurar atualizações.

2 - Desinstale os jogos e aplicações de que não necessita

Seja por uma questão de espaço no armazenamento interno ou para criar boas práticas de manutenção do PC, quando já não utiliza um jogo ou mesmo uma aplicação, faça a respetiva desinstalação. O espaço nas unidades é cada vez maior e é normal que um jogo instalado permaneça meses ou mesmo anos esquecido sem ser utilizado.

Se tem diversas plataformas de jogos de PC, como o Steam, Epic Games, GoG, Battle.net, Ubiplay, entre outras, liste os respetivos jogos instalados e faça uma avaliação daqueles que ainda joga ou não joga e faça a desinstalação. Lembre-se que estes serviços, por norma, gravam o progresso na cloud, por isso pode rapidamente regressar a onde estava se desejar voltar a instalar para jogar. Também pode aceder à lista de aplicações instaladas no Windows 11, basta procurar por “Adicionar ou Remover programas” na barra de pesquisa do sistema operativo.

3 – Desligue o arranque automático de programas

Esta poderá ser uma grande razão do sistema operativo estar mais lento. Durante a instalação de alguns programas, nem sempre reparamos na opção que pergunta se desejamos que este carregue quando inicia o sistema operativo. Outros fazem-no por defeito e requerem a desativação. Pode ser cómodo ter programas que usamos todos os dias a ser carregado com o Windows 11, mas verifique se compensa estar aberto quando não está em utilização. Sabe bem ter sempre o Spotify sempre à mão ou o Teams sempre pronto a enviar ou receber mensagens, mas muitos estão apenas a consumir recursos da máquina.

Para desativar, prima CRT + ALT + DEL e escolha a opção Gestor de Tarefas. Na barra vertical da esquerda escolha a quarta opção “Aplicações de arranque”. Verifique a lista de apps que estão ativas na barra de estado. Caso deseje desligar alguma app do arranque, prima com o direito do rato e escolha a opção “Desativar”.

4 – Não pesquisa muitos ficheiros? Desligue a indexação

Para que seja rápido a encontrar determinado ficheiro que procura, o Windows 11 tem uma funcionalidade de indexação para acelerar a pesquisa. Mas este consome recursos e se o desligar vai contribuir para uma melhor performance da máquina. Caso não procure ficheiros no Windows Explorer com frequência considere mesmo desligar.

Para o fazer basta procurar na barra de pesquisa do Windows 11 a função “Opções de Indexação”. Na caixa clique em Modificar e verifique as localizações indexadas. Retire o “pisco” das caixas para os excluir da indexação e prima em OK.

5 – Aceda aos relatórios de desempenho do Windows 11

O Windows 11 tem um sistema de monitorização que pode ser uma ajuda a manter o estado de saúde do PC em vigilância. Basta procurar por “Desempenho e estado de funcionamento do dispositivo” para aceder um relatório do sistema operativo. Se tiver todo os “piscos” a verde na capacidade de armazenamento, duração da bateria, aplicações e serviço de horas, então é bom sinal. Caso contrário, o Windows 11 vai oferecer opções de sugestões que pode experimentar para corrigir. Inclui mesmo a opção “Começar do zero” onde basicamente vai fazer uma instalação limpa do sistema operativo.

6 – Ajuste o aspecto e performance do Windows 11

O Windows tem vindo a evoluir das janelas rústicas às mais dinâmicas e apelativas, repletos de animações nos menus, com sombras e outros efeitos. Pode parecer que não, mas tudo isso consome recursos. Por isso, caso corra o Windows 11 numa “batata” e pretenda levar ao extremo a otimização do sistema operativo pode desativar uma série de filtros e efeitos visuais.

Basta procurar por “Ajustar o aspeto e o desempenho do Windows”. Vai encontrar uma lista de opções que pode desligar, entre animações e efeitos mostrados. Se não tem a certeza do que cada elemento faz para personalizar manualmente, pode aceder aos atalhos rápidos e optar por ajustar o melhor aspeto ou o melhor desempenho. Por defeito, a opção está em deixar o Windows decidir o que é melhor para o computador.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.