A funcionalidade Nearby Share pretende ser uma forma simples e prática de partilhar ficheiros entre equipamentos através de uma rede Wi-fi ou Bluetooth. Sejam imagens, vídeos, documentos e outros ficheiros, estes podem ser partilhados entre smartphones e tablets. E o SAPO TEK já tinha partilhado um guia de como configurar os dispositivos para esta pequena rede prática.
Além de ser prático, o sistema pretende ser seguro, uma vez que todos os ficheiros partilhados são encriptados e terá de aprovar a receção de ficheiros que alguém lhe envie, mesmo que tenha configurado para o equipamento ser listado publicamente. Pode limitar a amigos ou familiares, assim como apenas os equipamentos que utiliza.
Depois das transferências entre smartphones e tablets, os computadores entram agora na equação. E tem como vantagens oferecer um ecrã maior para ver as fotos e vídeos que enviou instantaneamente para o PC. Através de alguns cliques pode mesmo enviar diretórios completos de ficheiros. E dessa forma poupa tempo a enviar emails para si próprio ou partilhar em contas pessoais das redes sociais os ficheiros que necessita movimentar.
O Nearby Share para computador ainda está em fase beta e requer a instalação de uma aplicação dedicada para PC, uma vez que nos equipamentos Android já faz parte do sistema operativo de equipamentos mobile.
O que o sistema faz é colocar o que selecionar em modo de partilha, com o smartphone Android ou o PC a transmitir o ficheiro. Os restantes equipamentos em redor vão receber uma notificação do mesmo e acedê-lo rapidamente.
Deverá ter em atenção que o computador tem de ter instalado uma versão de 64 bits do Windows 10 ou superior e no caso dos equipamentos mobile, o Android 6.0 ou superior. Não deverá ter problemas em aceder à ferramenta se utiliza um PC ou smartphone recente. Não se esqueça de manter o Bluetooth ligado em todos os equipamentos utilizados na partilha de ficheiros.
Ainda relativamente à aplicação para PC, a Google deixou algumas notas adicionais. Esta não é compatível com computadores Arm. Além disso, nunca deve abrir a aplicação como Administrador, por questões de segurança. E caso utilize esta versão do Nearby Share sem estar autenticado numa conta, algumas opções não vão estar disponíveis.
Siga os seguintes passos para configurar o computador para utilizar o Nearby Share:
1 – Aceda à página do Nearby Share e faça o download da aplicação para o computador e proceda à respetiva instalação.
2 – Faça a autenticação na aplicação com os dados de acesso à conta Google.
3 – No quadro de configuração, deve dar um nome ao sistema, que será aquele que vai aparecer em outros equipamentos.
4 - Defina a visibilidade do equipamento, de quem pode partilhar ficheiros consigo. Pode definir ninguém, todos os utilizadores por perto, apenas contactos ou os equipamentos da sua rede.
5 – Volte atrás e prima concluir com as definições que escolheu.
6 – Depois de configurar a conta, a aplicação fica pronta para enviar ficheiros do PC. Para tal basta arrastar o que pretende para a bandeja. Assim que recebe o primeiro ficheiro, o sistema começa a procurar outros equipamentos por perto.
7 – Se tiver outro equipamento disponível por perto com o Nearby share previamente configurado, vai receber automaticamente uma notificação de partilha. Deverá ativar o Nearby Share para receber o ficheiro.
8 – Vai aparecer uma mensagem no smartphone a dizer que está temporariamente visível para começar a aceitar.
9 – Do lado do computador vai ser listado o respetivo smartphone. Selecione-o para partilhar o ficheiro.
10 – E pronto, o ficheiro do computador é transferido imediatamente para o smartphone ou outro equipamento da rede. Poderá abrir o ficheiro ou ver as transferências efetuadas.
11 – Também pode definir no computador o local para onde os ficheiros são descarregados. Para tal aceda às definições da aplicação, através da roda dentada no canto superior direito, ao lado do perfil. Pode mudar o nome do equipamento, a pasta de ficheiros guardados entre outras opções.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários