Seja a trabalhar com imagem, vídeo ou som, existem diversos formatos de ficheiros, com extensões atribuídas por certos equipamentos que nem sempre são compatíveis com os programas de edição que está a usar. Por vezes queremos usar aquela imagem que encontramos online, ideal para o nosso projeto, mas o editor pode ser “esquisito” e não permitir a utilização de uma determinada extensão.

E tanto pode acontecer com uma imagem, como o formato de áudio ou vídeo, deixando a impressão de que os ficheiros estão corruptos. Por isso, existem bons websites gratuitos que pode utilizar para converter, em vez de procurar apps focadas nessa tradução que nos fazem muitas vezes perder tempo. E mesmo em imagens, pode retirar o seu fundo, tornando-as transparentes e em formato .png, num simples arrasto, como por magia. Fique com as dicas em diversos formatos.

Dimensionar imagens em grupo

Imagine que tem um conjunto de imagens ou fotografias que são pesadas e que deseja diminuir o seu tamanho. Não precisa de abrir uma a uma num editor de imagens. O website Bulk Resize Photos permite selecionar ou arrastar as imagens que deseja, convertendo-as automaticamente para o tamanho que definiu, criando um único ficheiro comprimido com as mesmas convertidas. O interessante é que a conversão transforma ficheiros de outros formatos, como .png ou .WEBP no mais conhecido .jpg.

O sistema consegue converter cerca de 150 imagens por minuto, com a particularidade de que todo o processo é feito no computador. Não são carregadas imagens para qualquer servidor.

Colocar marca de água em conjunto

Tem fotos pessoais ou imagens exclusivas que quer publicar no seu blog, mas deseja colocar uma imagem identificativa, a chamada marca de água? O website Batch Watermark é da mesma família que o Bulk Resize, por isso o sistema é muito idêntico. Primeiro tem de selecionar as imagens que quer inserir a marca de água. Depois deve selecionar qual o logótipo ou imagem que deseja transformar em marca de água.

Em vez de imagem, pode simplesmente escrever algo em texto, como um endereço de website. Por fim, deve selecionar o seu posicionamento na imagem, como por exemplo, um dos cantos e outras definições que pode fazer. Quando inicia o processo, as imagens serão guardadas no disco, numa pasta comprimida.

Remover o fundo de uma imagem e torná-la transparente

Ainda é daqueles que usa um qualquer programa de paint para apagar o fundo às imagens? No website Remove BG pode remover qualquer paisagem ou cor de fundo de um objeto principal bastante para isso arrastar. Funciona com fotografias, mesmo com contrastes pouco evidenciados entre o sujeito e o fundo, como pode ver na galeria exemplificativa. Para fazer a transformação basta arrastar uma imagem, podendo depois fazer o download da mesma para o disco.

Converter extensões de áudio

O áudio é sempre problemático, devido à quantidade absurda de codecs, impedindo que muitas vezes, um formato conhecido não seja compatível com o projeto multimédia que está a fazer. E mesmo conversas em áudio que são enviados pelo WhatsApp em formato ogg não são aceites em todo o lado. Esse problema deixa de existir com o Online Audio Converter, que funciona de forma muito semelhante aos de imagem.

Tudo que tem de fazer é arrastar ou abrir os arquivos de áudio mesmo que estejam na cloud, numa Dropbox ou Google Drive. Depois escolha o formato do ficheiro de origem, desde mp3, wav, m4a ou mesmo na extensão de toques para o iPhone. Pode definir a qualidade de conversão, desde os 64 kbps aos 320 kbps. Há ainda algumas ferramentas para utilizadores avançados, incluindo introdução de fade in e fade out.

Converter extensões de vídeo

O Online Video Converter é da mesma família que o anterior e aplica-se os mesmos princípios, mas relacionado com o vídeo. Pode converter para avi, mov, mpeg, entre outros formatos de vídeo. Pode carregar vídeos até 2 GB, o que é mais que suficiente para largos minutos de conteúdo. A equipa promete ter sempre os últimos codecs atualizados, pelo que não terá problemas em solucionar as suas conversões.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.