Procura uma alternativa às suas fotos para ilustrar o perfil do Facebook? Pode substituir por um avatar semelhante a um desenho animado, feito à sua imagem. A funcionalidade disponível pela rede social oferece uma poderosa ferramenta de edição de personagens, que parece ter saído diretamente de um videojogo. Além de criar uma imagem cartoon de si, ou fazer uma caricatura, o sistema adapta-o a uma vasta lista de stickers que pode usar para reagir, de forma divertida, aos posts dos seus amigos do Facebook.

Para criar o seu avatar basta aceder à app para smartphones do Facebook, tanto no iOS como Android. Toque no menu de opções (os três tracinhos no canto superior direito) e procure por Avatars. Se não aparecer nas opções de destaque, nos cartões em cima, terá de tocar na opção “See More (ver mais)”, em baixo, para estender a lista de opções.

Se ainda não tiver criado nenhum avatar será reencaminhado diretamente para o editor. Caso tenha experiência com videojogos, sobretudo do género RPG, ou mesmo Os Sims, vai rapidamente perceber como funciona: terá diversas opções de caracterização que incluem o tom de pele, o tipo de cabelo (e cor), sobrancelhas, formato dos olhos e respetiva cor, e caso deseje, pode retocar com maquilhagem. Pode definir as sobrancelhas, o nariz e a boca. E no caso dos homens tem a opção de adicionar bigodes e barba.

Depois pode definir outros aspetos gerais, tais como definir um rosto mais gordinho ou magro, o mesmo para a fisionomia geral do corpo. E quando estiver satisfeito escolha qual a roupa que melhor define o seu estilo, assim como acessórios, entre os quais óculos, chapéus, lenços, turbantes, bandoletes, barretes ou burcas, por exemplo.

Obviamente que pode simplesmente dar azo à imaginação e criar uma personagem conforme desejar, mas caso queira mesmo criar um avatar fiel a si, infelizmente a funcionalidade não integra a opção de migrar e renderizar um boneco diretamente de uma fotografia, como acontece com os Miis da Nintendo, por exemplo. No entanto, o editor tem a possibilidade de ativar a câmara fotográfica frontal para fazer de espelho, para que possa olhar diretamente para os seus traços e tentar encontrar o respetivo elemento em cartoon.

Quando finaliza o avatar, considerando que pode voltar sempre que quiser ao editor, pode postar no Facebook o resultado para dar a conhecer aos amigos a sua nova imagem. Para adicionar ao seu perfil terá de guardar uma captura da imagem e depois ir buscá-la à galeria de imagens, como normal. No entanto, quando comenta um post de um amigo na rede social, em baixo, ao lado dos Gifs, vai aparecer o menu de Avatars, com uma vasta lista de stickers criados em torno da sua nova imagem, para se expressar de forma divertida.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.