Considere a funcionalidade de devolução digital como uma espécie de demonstração de um videojogo. Depois de adquirir um título no Steam, a plataforma digital permite aos utilizadores o devolvam em caso de insatisfação. E não é necessária uma justificação aparente, apenas necessitam de estar dentro de dois parâmetros: não ter sido comprado há mais de duas semanas, e não deve ultrapassar as duas horas de jogo, registados pela própria plataforma.
Quando faz a devolução, os fundos podem ser devolvidos para a sua carteira no Steam, servindo como desconto em outras compras, por exemplo, ou se quiser o real valor que gastou, em dinheiro, também o pode reaver, sendo devolvido pelo mesmo método de pagamento que utilizou. Uma vez devolvido e reembolsado, o jogo desaparece da sua coleção de jogos.
Esta funcionalidade nem sempre é explicita nas plataformas de vendas online, e no caso do Steam, recentemente as polémicas em torno do lançamento do videojogo Cyberpunk 2077 incentivaram a sua devolução. Os bugs e falta de otimização, sobretudo nas consolas levaram ao reembolso de muitos jogadores.
Tome atenção que o Steam contabiliza o tempo de jogo a cada segundo após ter premido o botão “Play”, e por isso, se tiver o respetivo título minimizado ou com este parado quando está fora do computador, continua a contabilizar. As duas horas podem, caso se distraia, reduzir-se a bastante menos tempo para avaliar o jogo. E no caso de ter bugs, o tempo contabiliza os momentos gastos a tentar corrigi-lo ou a fazer corrê-lo.
Mas como é feito na prática a devolução dos jogos no Steam? Siga os seguintes passos para ficar a saber os procedimentos:
1 – Verifique quanto tempo jogou o título que pretende devolver. O Steam mostra essa informação ao lado do botão Play/Install. No caso deste Horizon: Zero Dawn, nunca seria possível devolver, pois estão registadas 54,2 horas de jogo. Lembre-se também que não pode ter o jogo há mais de 14 dias, caso contrário mesmo que tenha menos de duas horas, a possibilidade de ser aceito a devolução é reduzida.
2 – Nos menus do topo, aceda a Help e selecione a opção “Steam Support”.
3 – Vão ser listados os jogos mais recentes que adicionou à sua biblioteca de jogos, e aqueles que são mais legíveis para serem devolvidos. No entanto, escolha da lista a opção “Purchases”.
4 - Vai ser listado os títulos que adquiriu mais recentemente. Para este tutorial, comprámos o Muse Dash, como pode ver na imagem por 52 cêntimos através de saldo da Steam Wallet. Clique no jogo em questão, neste caso o Muse Dash.
5 – Escolha a opção “I Would like a refund”.
6 – Volte a escolher a mesma opção no quadro seguinte “I Would like a refund”.
7 – Vai receber a informação que o jogo em questão vai ser retirado da biblioteca de jogos e que o dinheiro será devolvido à Steam Wallet, já que foi o método que usámos para o pagar. Poderá escrever a razão da devolução e dessa forma ajudar o estúdio e a plataforma a corrigir eventuais problemas no futuro. Ao clicar em “Submit request” irá receber a confirmação no email da sua conta.
8 – O pedido dicará pendente para análise da devolução. Pode sempre cancelar a devolução.
9 – Vai receber no email uma primeira informação do cancelamento e uma nota de revisão.
10 – Caso o Steam aceite o pedido de devolução, vai receber uma nota posterior. O valor pode demorar algumas horas ou dias a ser adicionado à sua conta.
O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários