Do Windows 10 para o Windows 11 não existem diferenças no emparelhamento de acessórios e periféricos sem fios. Quando tenta emparelhar um equipamento por Bluetooth não existe nenhuma funcionalidade de deteção automática, por isso, é preciso sempre executar os passos manuais para sincronizar os equipamentos.

A vantagem é que uma vez emparelhado, por norma os periféricos ficam memorizados, apenas tem de os ativar. No caso de wearables de áudio, como colunas, auscultadores ou auriculares funciona da mesma maneira.

Mas recorde sempre que os auriculares e auscultadores sem fios atuais, conectáveis via Bluetooth apenas têm “memória” para se manter ligados a dois equipamentos em simultâneo, normalmente um smartphone e um PC. Se adicionar um terceiro à equação vai perder o primeiro que foi emparelhado e terá de repetir novamente o processo.

Veja na galeria os passos a dar para emparelhar os equipamentos de áudio. As instruções são semelhantes para o Windows 10 e 11.

1 – Certifique-se que prime o respetivo botão de emparelhamento do wearable. Cada equipamento pode ter formas diferentes de executar a função, pelo que deve consultar o manual de instruções para saber como fazer.

2 – No computador, Windows 10 ou 11, clique na seta de opções junto ao relógio e faça duplo clique no ícone azul do Bluetooth.

3 – Vai aceder ao menu do Bluetooth, onde são listados os periféricos emparelhados ao computador.

4 – Clique em Adicionar dispositivo Bluetooth ou outro, mas certifique-se que tem a opção de Bluetooth ligada.

5 – Escolha a primeira opção Bluetooth (ratos, teclados, pens ou áudio).

6 – Escolha na lista o respetivo wearable que deseja emparelhar, mas certifique-se que o mesmo se encontra em modo de emparelhamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.