“Dá-me um toque para o meu telemóvel, por favor”. Quantas vezes não ouviu ou fez esta pergunta a algum membro da família quando não sabe onde colocou o smartphone em casa? Além do incómodo, se tiver o equipamento em modo silêncio de nada vai adiantar ligar-lhe, a não ser que tenha a vibração ativa e consiga ouvi-lo a tremer na superfície onde esteja. Mas, e se o perdeu fora de casa ou se este tiver sido roubado?

A Google tem uma ferramenta muito útil que pode ser utilizada em qualquer um destes cenários, com algumas medidas drásticas se der mesmo como perdido o equipamento. E pode fazê-lo tanto a partir de um browser no PC ou qualquer outro equipamento.

Para encontrar o smartphone visite o endereço da ferramenta Web, ou simplesmente escreva no motor de pesquisa da Google “encontre o meu smartphone” que será reencaminhado para mesma. Para funcionar, deverá ter a sua conta ativa no smartphone, claro, e depois autenticar-se no computador ou equipamento que quer usar na pesquisa.

Depois de autenticado, o sistema vai listar os últimos smartphones que foram associados à sua conta, com a informação da última vez que foi acedido. Por questões de segurança, vai ter de fazer novamente a autenticação no equipamento escolhido da lista.

Veja na galeria todas as opções para encontrar o smartphone através de um browser

A partir daqui existem diferentes ações que pode fazer remotamente ao seu smartphone. Pode fazê-lo tocar, usando o botão “Tocar”, ativando o sinal de chamada com o volume no máximo, mesmo que tenha o som desativado. É ideal para encontrá-lo debaixo do sofá, ou na pior hipótese, “no bolso” de alguém que o levou “emprestado” durante um almoço num shopping (já nos aconteceu).

Se optar pela função “Localizar”, vai abrir um mapa no Google Maps com a localização do smartphone, ideal para o caso de ter perdido na rua ou se este for furtado. Pode fazer zoom no mapa e obter a sua localização com poucos metros do seu perímetro. Imagine que deixou o equipamento no trabalho ou na casa de um familiar.

No mapa também pode aceder ao IMEI do equipamento, premindo o botão “i”, ao lado do nome do smartphone, com informação da primeira e última ativação do mesmo. Aqui também poderá reproduzir o som no equipamento, e executar duas operações de emergência.

A primeira é apenas para proteger a sua conta, terminando a sessão e bloqueando o equipamento. Poderá a partir daqui enviar uma mensagem que será visível no ecrã de bloqueio do smartphone, para deixar instruções a quem encontrou o equipamento perdido, por exemplo, para o devolver, introduzindo ainda um número alternativo para o qual pode ser contactado pela pessoa em questão.

Se sentir que o smartphone não é recuperável, pode limpar definitivamente os seus dados através da respetiva opção. Se optar por esta via, o equipamento já não pode ser localizado...

Uma nota para o caso de utilizar a funcionalidade da “Linha Cronológica” do seu smartphone, pode consultar todo o histórico do equipamento, desde as deslocações no mapa, as fotografias que tirou e outros elementos que podem ajudar a encontrar o equipamento onde o perdeu.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.