Armazenar na cloud as fotografias é uma segurança adicional em caso de perder o smartphone, permitindo ainda ter acesso às mesmas em qualquer equipamento. Mas mais que armazenar, o serviço Google Photos é um autêntico catálogo de memórias pelas ferramentas inteligentes de organização automática, que permite uma consulta através de filtros para pessoas ou locais, por exemplo, sem a necessidade sequer de intervir.
Por isso, pode sincronizar o seu smartphone com a própria conta Google Photos de forma às fotografias e vídeos serem guardados automaticamente na sua conta Google e disponíveis na app Google Photos. Como referido, pode captar uma foto no smartphone, e através do PC, recuperá-la rapidamente através da aplicação.
Isso quer dizer que poderá, a qualquer momento, aliviar o espaço do armazenamento do smartphone, caso comece a encher. Pode encontrar rapidamente as fotografias que pretende, por pessoas, lugares ou mesmo objetos, graças à indexação inteligente. Por fim, pode utilizar outras ferramentas de edição e montagem para criar postais personalizados com colagens, animações e outros elementos criativos.
Antes de ligar o sistema verifique sem tem acesso a internet rápida, para que o processo não demore uma “eternidade” e que seja o mais invisível possível, em background. O sistema não faz backups automáticos para fotografias acima dos 200 MB ou com mais de 150 MP de qualidade. E os vídeos não podem ultrapassar os 10 GB, por isso tenha atenção às gravações em 4K que devoram rapidamente o espaço livre.
Para ativar (ou desligar) a sincronização das fotografias:
1 – Abrir a aplicação Google Photos num equipamento Android, seja smartphone ou tablet. Atenção, não confundir com a pasta “Galeria” também disponível no equipamento.
2 – Fazer a autenticação na sua conta, caso ainda não esteja feita.
3 – Toque nas opções, no símbolo com os três traços no canto superior esquerdo.
4 – Selecione a opção “Definições” e toque na primeira opção “Cópia de Segurança e Sincronização”. Defina a conta ou deslize a primeira opção para ligar ou desligar, conforme deseje. Pode ainda definir a qualidade das fotografias, sendo que a “Alta Qualidade” será gratuita, mas se optar pela resolução original que capturou terá de pagar armazenamento na cloud depois de atingir os 15 GB de ocupação.
Nas opções poderá ainda decidir se quer usar apenas ligações wi-fi para sincronizar os conteúdos, ou se pode ser feito através de dados móveis.
5 – Para libertar espaço no seu smartphone, pode apagar as fotografias rapidamente, escolhendo a segunda opção da lista geral das definições.
6 - Caso tenha dúvidas se as fotografias estão ou não sincronizadas, toque na fotografia do seu perfil, no canto superior direito e veja mensagem “Cópia de segurança concluída”, significado que todas estão na cloud. Caso contrário, irá aparecer uma lista com as fotos que ainda não foram sincronizados.
O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários