Apesar da vasta capacidade de armazenamento disponível no mercado, tanto em soluções SSD, como os convencionais HDD, nem todos os computadores oferecem unidades com muito espaço. Mesmo em computadores mais generosos, ter muito espaço significa muitas vezes “desleixo” em manter sob olho a ocupação pelos programas, jogos e outros ficheiros.

E é muito fácil ficar sem espaço quando se vai instalando jogos, mantendo-os no sistema mesmo sem o jogar. Até porque ferramentas como o Steam e Epic Store têm sistemas de atualizações automáticas dos jogos, pelo que sem dar conta, as respetivas pastas vão engordar. O mesmo se aplica para quem edita vídeos, tornando-se imperativo usar pastas de ficheiros temporários para apagar todo o material que não necessita, depois de o usar.

Mas se tiver preocupação em manter o computador o mais limpo possível, ou pelo menos ir mantendo o armazenamento sob olho, o Windows 10 tem diferentes formas de verificar a ocupação das unidades.

A primeira é muito fácil, basta abrir o Explorador de Ficheiros (janela do Windows + E) e na barra da esquerda clicar em “Este PC” ou “This PC” caso tenha o SO em inglês. Vai ver todas as unidades e dispositivos de armazenamento, mostrando a sua capacidade e ocupação. Deve usar este atalho de tempos a tempos, para garantir que a barra se mantenha a azul e nunca a vermelho, que é um alerta da unidade estar quase cheia.

How to TEK: Como gerir o espaço disponível no armazenamento do computador

No caso de querer libertar espaço no disco, ou pelo menos ter a informação daquilo que está a ocupar espaço, deverá fazer os seguintes passos:

1 – Prima a janela de Windows ou clicar no respetivo ícone no canto inferior esquerdo do Windows 10, e clicar nas Definições (ícone de uma roda dentada).

2 – Escolher Sistema.

3 – Na barra da esquerda escolha Armazenamento.

4 – Nesta janela tem acesso à informação mais pormenorizada da utilização das unidades de armazenamento. Aqui pode ver como é distribuído o espaço, entre aplicações, documentos, outros, ficheiros temporários, etc.

5 – Há uma opção que pode ativar para a gestão inteligente de ficheiros que não necessita, tais como temporários, ou o caixote de reciclagem. Se ativar, o sistema passa a apagar automaticamente os ficheiros desta pasta.

6 – Quando clica numa das categorias do ponto 4, terá acesso à lista completa das aplicações ou ficheiros. No caso das aplicações, poderá usar os filtros para listar aquelas que ocupam mais espaço. Tudo o que tem a fazer é desinstalar aquelas que não utiliza e estão a ocupar espaço desnecessário.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.