Registar os websites num livro de endereços é uma prática comum, que facilita o acesso às páginas mais visitadas, mas sobretudo aquelas que facilmente esquecemos o link. Muitas vezes a tendência é acumular endereços num browser, mas quando precisamos de utilizar outro navegador, este pode estar simplesmente vazio.
Nesse sentido, é possível exportar o livro de endereços para que possa recuperar a morada não só noutros browsers, como outros computadores ou smartphones que utiliza. Todos os navegadores têm ferramentas de gestão de endereços e tudo o que tem de fazer é exportar para um ficheiro HTML, que pode ser lido pelos restantes browsers em qualquer dispositivo.
Veja na galeria como importar marcadores no Chrome, Edge e Firefox:
Exportar os endereços do Chrome:
1 – No navegador, prima o menu (com três pontinhos) ao lado da imagem do perfil. E arraste o ponteiro para marcadores.
2 – Escolha a opção “Gestor de Marcadores”.
3 – Aqui vai ter acesso a todos os marcadores que guardou, os quais pode organizar melhor, caso deseje. Clique novamente nos três pontinhos no canto superior direito.
4 – Escolha a opção “Exportar marcadores”.
5 – Vai ser pedido para guardar um ficheiro HTML. Escolha um local onde possa mais tarde consultar o ficheiro guardado. Se abrir manualmente o ficheiro vai aceder à lista completa com os endereços que tem guardado.
Importar os endereços para o Chrome:
Para além do ficheiro guardado, é possível fazer a migração de endereços direta entre diferentes browsers de internet. Mas no caso de não ter nenhuma lista com endereços no equipamento, terá de importar a partir do ficheiro criado anteriormente.
6 – No browser, voltar a carregar nos três pontinhos do passo 1 e vá a Marcadores, mas em vez de escolher “Gestor de Marcadores”, opte pela opção “Importar marcadores e definições”.
7 – Vai surgir uma caixa, com opções de importação de outros browsers detetados no equipamento. Mas escolha a última opção, “Ficheiro HTML de marcadores”.
8 – Encontre o ficheiro que guardou anteriormente na exportação dos marcadores. Todos os marcadores serão adicionados ao livro de endereços do Chrome.
Importar endereços para o Edge:
O sistema do navegador da Microsoft é semelhante, mas chama-se Favoritos.
9 – Abrir o Edge e clique nos três pontinhos no topo direito da janela e escolha Favoritos.
10 – Vai surgir a janela de favoritos. No canto superior direito desta janela clique nos três pontinhos e escolha a opção “Importar Favoritos”.
11 – Tal como no Chrome, pode optar por importar diretamente de outros navegadores, ou neste caso escolher “Ficheiro HTML de Favoritos ou Marcadores”. E se tiver mais que um perfil, pode direcionar a qual deseja importar os marcadores. Clique em “Escolher o ficheiro” e encontre o HTML que guardou anteriormente.
Importar endereços para o Firefox:
12 – Abra o Firefox e clique no menu (três risquinhos no canto superior direito). Escolher a opção Marcadores.
13 – No menu, escolher a opção em baixo “Gerir Marcadores”.
14 – Na caixa aberta, carregar em “Importar e criar cópia de segurança”.
15 – Escolha a opção “Importar marcadores a partir de HTML” e escolher o respetivo ficheiro previamente guardado.
O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários