Enquanto os smartphones têm espaço, sobretudo modelos mais recentes com capacidades mais generosas de armazenamento, é normal que nos deixemos desleixar um pouco com os ficheiros. São aqueles memes que recebemos no Whatsapp, as 10 fotos repetidas e desfocadas da abelha que tentámos fotografar no outro dia ou a cache de música que o Spotify tende a acumular.

O problema é que o espaço não é infinito, e quando damos conta, o sistema está atolado de “lixo”, e para que não tenha de precipitar-se a escolher coisas à pressa para apagar quando sai aquela nova série do Netflix para download, o melhor é ir gerindo de tempos a tempos o equipamento. Uma vez por semana, ou pelo menos por mês, deve varrer o equipamento e apagar aquilo que não precisa, desinstalar aquela app que experimentou, mas não utiliza, ou as fotos que até já foram sincronizadas com a Google Photos.

De raiz, o Android tem uma ferramenta para gerir o espaço do smartphone. Pode encontrar na opção Definições e aceder a Armazenamento (que mesmo antes de entrar diz logo o espaço utilizado e quantos GB ainda tem disponíveis). Quando entra na opção vão ser listadas as pastas e aplicações por ordem decrescente, da que ocupa mais espaço para menos, para ajudar. Provavelmente a primeira da lista é a pasta de Fotos e vídeos, mas outras pastas podem ocupar mais espaço, como os Jogos ou Música.

Neste último é onde vai encontrar o serviço Spotify ou Podcasts, que pode verificar se tem episódios que já ouviu e podem ser apagados, por exemplo. Ou no caso dos jogos, certamente que tem títulos que instalou e já nem se lembra que o fez. Verifique o seu tamanho e não tenha piedade de tirar do equipamento, pois pode sempre voltar a instalar quando quiser.

Apesar da ferramenta nativa dar uma ajuda na gestão, nem sempre os ficheiros são indexados da forma mais correta, o que faz com que por vezes não seja listado corretamente o espaço que certas apps ou pastas ocupam no sistema. A pensar nisso, a Google tem uma aplicação que deverá instalar, a Files Go, que pode fazer o download da própria Play Store.

Esta aplicação tem a mesma utilidade de apagar ficheiros, mas é mais agradável de utilizar, intuitiva e ainda tem uma ou outra utilidade adicional que talvez lhe interesse: a pesquisa rápida de ficheiros e a partilha encriptada de ficheiros entre utilizadores numa rede Wi-fi local encriptada, sem necessidade de usar a internet.

Veja na galeria algumas das funcionalidades do Files Go:

Para utilizar a app Files Go deverá dar a permissão para gerir os ficheiros do equipamento. Quando entra da aplicação, esta mostra-lhe logo no primeiro ecrã o espaço ocupado numa barra de progresso, assim como diversas categorias organizadas. A primeira é um alerta de Ficheiros não solicitados, aqueles que recebe de um amigo nas redes sociais, por exemplo, que pode apagar. Durante este guia tínhamos mais de 1 GB destes ficheiros.

O segundo ecrã é igualmente útil e trata-se do reconhecimento de Ficheiros Duplicados. Ao entrar, vai verificar fotografias e imagens que tem em duplicado, mais uma vez com a hipótese de verificar e apagar. Basta tocar na opção de duplicados, que ele seleciona e apaga-os. Depois tem ficheiros do WhasApp, filmes, ficheiros transferidos, aplicações não utilizadas e até ficheiros grandes que são identificados para o caso de querer tomar alguma ação.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.