É inevitável que, tanto computadores, como tablets, portáteis ou smartphones, com o tempo de utilização, comecem a ter problemas de performance. Mas isso faz parte da informática, pela quantidade de aplicações e programas que vamos instalando, as fotografias e vídeos que se acumulam, para além do lixo que acumulamos no computador como o Caixote de Lixo, pastas de temporários e outras que acabam por afetar o sistema.

Por isso, convém fazer uma manutenção esporádica aos equipamentos. E no caso do PC, muitos problemas de performance ou mesmo falta de memória devem-se ao facto do Disco C pode estar cheio. O Windows 10 consegue gerar memória virtual a partir desta unidade, pelo que se tiver um disco ou SSD pequeno, com diversas aplicações desnecessárias a ocupar espaço, pode ter problemas quando menos esperar. Sabemos disso porque já nos aconteceu…

Embora um computador mais lento possa ter “inúmeras” causas, fazer um despiste não lhe fará mal, pelo contrário, as dicas que deixamos abaixo podem funcionar como “vitaminas” ao sistema operativo e vai notar certamente alguma melhoria antes de começar a orçamentar o próximo upgrade. Para já, fiquem com algumas dicas ao nível de software.

Liberte o espaço em disco

Como referido, a instalação de aplicações ocupa espaço e ainda que os computadores mais recentes já ofereçam unidades de armazenamento mais generosas, este não é infinito. E as aplicações, nomeadamente os jogos, são cada vez maiores, alguns a ultrapassar a centena de GB. E se deseja capturar vídeos das suas jogatanas, estes são igualmente volumosos.

E não há nenhum computador que goste de ficar sem espaço de armazenamento, pois há sempre rotinas que correm em background, como a instalação das atualizações do sistema operativo. A falta de disco pode mesmo levar o computador a bloquear, ou a ficar de tal maneira lento que vai querer fazer um reboot. Muitas vezes nem nos apercebemos que o computador está com falta de espaço no disco C.

Por isso, desinstale os jogos mais antigos e que já não utiliza. Lembre-se que os serviços atuais como o Steam ou o Origin já armazenam os saves na cloud, pelo que mesmo que desinstale, pode sempre recuperar o progresso quando volta a instalar os jogos. Mesmo outros tipos de ficheiros mais pesados, como fotografias ou vídeos, podem ser guardados, nem que seja de forma temporária, na cloud, como o Google Drive (que oferece 15 GB gratuitos), o OneDrive do próprio Windows oferece 5 GB e o Dropbox 2 GB.

Combinados, os serviços permitem alguma libertação de emergência, mas se necessitar de mais espaço, os serviços de cloud estão cada vez mais baratos. Além disso, estão sempre acessíveis em qualquer computador ou equipamento que deseje aceder. Para configurar o OneDrive pesquise por ele na caixa de procura do Windows 10. Necessita de ter um email para fazer a autenticação ou criar uma conta gratuita. O Google Drive basta aceder a este endereço, e ter uma conta Google ativa.

Desinstale programas que não utiliza e evita a sua automatização no arranque do Windows 10

Ao longo dos meses e anos de utilização, provavelmente vai acumular aplicações e jogos que se calhar não os utiliza e que estão a ocupar espaço. Faça a sua remoção, bastando aceder a Adicionar e Remover Programas, pesquisando na barra de procura do Windows 10. Tudo o que tiver instalado é listado por ordem de peso, ou seja, os programas que ocupam mais espaço no disco aparece em primeiro, pelo que ajuda a decidir o que deve apagar.

Apesar de ser cómodo ter aplicações que são abertas quando inicia o sistema operativo, estas acabam por consumir recursos das máquinas por trabalharem no background. Exemplo disso são os Launchers, os programas de arranque populares, como o Steam, Origin, Epic Store ou Battle.net, por exemplo, que fazem a gestão dos jogos, atualizam automaticamente os mesmos. Se não utilizar os serviços, e outros programas que também estejam no start up, retire-lhes esse arranque automático. A memória RAM agradece…

Para retirar o previlégio de arranque de um programa, na barra de ferramentas em baixo (taskbar), onde está o relógio, prima o botão direito do rato e escolha em baixo a opção Gestor de Tarefas. Escolha a tab Arranque, para serem listadas todas as aplicações que são abertas mal entra no Windows 10. A lista é longa? Então comece a desativar, premindo o botão direito em cima da mesma e escolher Desativar ou selecionar em baixo premir no botão Desativar.

Instalação fresca do Windows 10

Atualmente é mais fácil fazer uma reinstalação do Windows 10, com opções que passam por manter configurações, cookies e autenticações intactas, se quiser. Para além de um sistema limpinho, vai ter que instalar as aplicações de novo que precisar, por isso, esta é a medida mais a fundo numa situação de emergência. Escreva na barra de procura Segurança do Windows e corra a aplicação. Vai aparecer uma caixa com o nome “Começar do zero”. Prima da primeira opção e siga as instruções. Lembre-se que todas as aplicações instaladas serão apagadas. Pode obter mais informações e instruções da Microsoft aqui.

Tek windows 10
Por vezes é necessário "começar do zero"...

Se optar por uma reinstalação do Windows 10, espere alguns dias ou mesmo semanas até estar confortável com o sistema. Assim, poderá procurar uma pasta na unidade C chamada Windows.old que poderá apagar, caso não necessite reverter o sistema.

Apague os ficheiros temporários e vá “despejar o lixo”

E por falar em apagar pastas, certifique-se que mantém o caixote de lixo vazio, ou seja, o caixote de reciclagem que está no desktop se tiver com um ícone cheio, faça duplo clique para verificar os ficheiros apagados. Premir o botão direito do rato em cima selecione Esvaziar Reciclagem.

Muitos programas criam pastas de cache, com ficheiros temporários que se vão acumulando, ocupando espaço desnecessário no disco rígido. Para tal encontre no disco a pasta - C:\Users\nomedoutilizador\AppData\Local\Temp e apague tudo. Há outros programas como a Adobe, por exemplo, que também criam pastas de ficheiros temporários, assim como projetos que já não está a usar. Pense em dar um olhinho por eles também.

Certamente que estas dicas irão tornar o seu computador mais saudável, antes de pensar substituir algum componente de hardware de emergência.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.