Devido às medidas de isolamento social implementadas para evitar a propagação da COVID-19, as plataformas de videochamadas tornaram-se numa forma de manter o contacto com a família, amigos e colegas de trabalho, mesmo estando à distância.

Com a popularização das plataformas surgem também novos desafios, por exemplo: como dar um aspecto mais “profissional” a um pano de fundo que onde reina a desarrumação? Ou então, o que fazer quando queremos manter alguma privacidade e não revelar aos participantes de uma conversa os pormenores da nossa casa?

Aplicações como o Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e o Skype já permitem mudar a imagem de fundo, permitindo adequar o “look” consoante a ocasião, seja uma reunião de trabalho ou uma simples conversa entre amigos. O processo de mudança é simples e “abre a porta” a inúmeras possibilidades de personalização, mas existem alguns aspectos a ter em conta consoante a plataforma que estamos a utilizar.

Para assegurar que o cenário virtual é apresentado corretamente deve estar posicionado em frente a um fundo de cor sólida. As plataformas recomendam idealmente um “green screen”, mas na falta de um, sempre poderá escolher uma parede que tenha uma cor única ou, a pretexto de uma solução um pouco mais “criativa”, pendurar um lençol ou tecido verde atrás de si.

Para evitar o efeito “cabeça flutuante”, não é recomendável usar peças de roupa que tenham a mesma cor do fundo que está atrás. Outro dos pontos importantes é a iluminação. Deverá escolher um ambiente que não seja demasiado escuro, e poderá abrir uma janela ou até recorrer a um pequeno candeeiro de mesa para trazer mais luz ao ambiente.

Quanto ao fundo virtual a escolher, caso a câmara do computador esteja configurada para uma resolução 16:9, o ideal é optar por imagens com 1280 por 720 pixéis, ou então 1920 por 1080. Além disso, escolher imagens royalty-free é importante, ou fotografias captadas por si, especialmente se planeia participar numa videoconferência transmitida através da Internet.

E uma nota importante: se as imagens tiverem letras poderá ser necessário invertê-las para serem vistas corretamente.

Como mudar o fundo virtual das videoconferências no Zoom

Depois de fazer login na plataforma, é apresentado um ecrã com diferentes opções, como “Nova Reunião”, “Ingressar” ou “Agendar”. Aí, no canto superior direito, encontrará uma pequena roda dentada que lhe dará acesso às configurações.

Na barra lateral à esquerda, encontrará a opção “Plano de fundo virtual”. Uma vez aí, poderá escolher um dos fundos sugeridos pela plataforma ou então introduzir uma imagem diferente. Para isso precisa apenas de clicar no sinal de “mais” que se encontra acima das imagens e fazer a sua seleção.

Caso já se encontre numa videochamada, necessita de clicar nas opções de vídeo que lhe surgem no canto inferior direito, escolher a opção “Selecione um plano de fundo virtual” e escolher o background que mais gostar.

Como mudar o fundo virtual das videoconferências no Google Meet

Para poder mudar de fundo, precisa de aceder ao Meet através do Google Chrome. Embora a plataforma não ofereça opções de mudança nativas, pode encontrar na Chrome Web Store várias extensões que lhe disponibilizam vários fundos, como a “Virtual backgrounds for Google Meet”, ou até a possibilidade de desfocar o que se está a passar atrás de si, como a Background blur for Google Meet.

Depois de instalá-las, de cada vez que entrar numa reunião virtual no Google Meet terá de clicar no ícone na extensão no lado direito da barra de endereço e escolher a opção que mais lhe agrada. Note que, consoante a extensão instalada, a imagem do utilizador no fundo virtual poderá aparecer um pouco “recortada”.

Como mudar o fundo virtual das videoconferências no Microsoft Teams

Ao entrar numa reunião, selecione a opção “Mais ações” (representada por três pontos na horizontal) na barra de ferramentas. Depois de clicar em “Mostrar os efeitos de fundo” aparecer-lhe-á uma barra lateral à direita com todos os panos de fundo que pode escolher. A Microsoft está a adicionar mais imagens e já simplificou o processo de adicionar uma nova fotografia.

Entre as diversas opções, há a possibilidade de desfocar o que se está a passar no pano de fundo da vida real ou ainda de colocar fotografias captadas por si ou outras imagens, de preferência royalty-free, que encontrou na Internet.

Novamente, consoante as condições de iluminação e de cor do fundo que está atrás de si, a imagem pode aparecer “recortada” de mais em certos efeitos, não mostrando totalmente, por exemplo, as mãos ou o contorno do cabelo do participante.

Como mudar o fundo virtual das videoconferências no Skype

Durante uma chamada, passe o cursor sobre o ícone da câmara de vídeo ou clique na opção “Mais” (representada por três pontos na horizontal). Aí encontrará um menu com a seção “Escolher efeito de fundo”.

Além de poder desfocar o que se passa à sua volta, pode escolher uma imagem das sugeridas ou introduzir uma à sua escolha. Caso queira que tornar uma imagem no seu pano de fundo permanente, terá de clicar na sua foto de perfil, escolher a secção “Definições” e de seguida “Áudio e vídeo” na barra lateral à esquerda. Depois de clicar em “Escolher efeito de fundo”, poderá repetir o mesmo processo.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.