Está num local com Wi-Fi de confiança, mas o sinal não é suficientemente forte para ser apanhado pelo seu computador portátil? É certo que pode transformar o smartphone Android ou o iPhone num hotspot, mas, se já esgotou o plafond de dados móveis do mês, que opções lhe restam?

Se consegue apanhar um sinal Wi-Fi mais forte no smartphone, a ancoragem (ou tethering, em inglês) é forma engenhosa de o “salvar” numa situação destas. Neste How to TeK focamo-nos em dois tipos de ancoragem em particular, via USB e via Bluetooth, que permitem partilhar facilmente Wi-Fi entre equipamentos.

Clique nas imagens para saber como partilhar sinal Wi-Fi através de ancoragem USB

Siga estes passos:

1 - Comece por ligar o smartphone ao computador através de um cabo USB. De seguida, vá às definições do smartphone e selecione a opção “Ligações”.

2 - Clique em “PA Móvel e Ancoragem”.

3 - Ative a opção “Ancoragem USB”.

4 - O computador deverá reconhecer a ligação rapidamente e, numa questão de segundos, poderá navegar na Internet.

Clique nas imagens para saber como partilhar sinal Wi-Fi através de ancoragem Bluetooth 

Siga estes passos: 

1 - Antes de poder ativar este tipo de ancoragem Bluetooth precisa de emparelhar ambos os dispositivos. Comece por aceder às definições do Windows e clique na opção “Dispositivos”.

2 - Ligue o Bluetooth.

3 - Ligue o Bluetooth no smartphone. Selecione o seu computador e clique em “Emparelhar”. Siga as instruções apresentadas em ambos os ecrãs, confirmando se a chave de acesso corresponde corretamente.

4 - Volte à secção “PA Móvel e Ancoragem” nas definições do smartphone. Ative a opção “Ancoragem por Bluetooth”.

5 - No computador, clique com o lado direito do rato no ícone de Bluetooth que se encontra na barra de ferramentas. Note que poderá ser necessário clicar na seta para para mostrar os ícones escondidos. Escolha a opção “Aderir a uma ‘Rede de área pessoal”.

6 - Selecione o smartphone na lista de dispositivos apresentados. De seguida, clique em “Ligar utilizando” e, depois, em “Ponto de acesso”. À semelhança do método anterior, a ligação deverá ser reconhecida numa questão de segundos.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.