Há dias de trabalho que conseguem ser bastante preenchidos, mas por vezes perdemos algum tempo a decidir qual das tarefas é mais importante para fazer a seguir. Muitos listam os seus objetivos numa simples folha de trabalho no Word, outros ainda usam as “velhas” agendas de papel.

A Microsoft tem uma aplicação gratuita de produtividade com o sugestivo nome de “To Do”, e é exatamente esse o objetivo: criar listas com objetivos que quer cumprir ao longo do dia, entre as tarefas profissionais ou mesmo coisas que anda a adiar em casa, e até entretenimento.

A aplicação de gestão inteligente de tarefas promete tornar o dia mais produtivo e organizado, e foi criada pela experiente equipa por trás da app Wunderlist. Se for utilizador da Wunderlist pode mesmo migrar a sua agenda para a To do. Para aceder à aplicação faça o download na sua página oficial na loja de aplicações da Microsoft e instale-a. Terá de ter uma conta válida na Microsoft e autenticar-se. Nesse sentido poderá sincronizar as tarefas em todos os computadores e até smartphones que utiliza.

A utilização da aplicação é muito simples e intuitiva. Tudo o que necessita é criar uma tarefa geral e atribuir-lhe objetivos secundários, que podem depois ser picados através de bullets à medida que os conclui. Nesse sentido pode planear de manhã todas as tarefas que espera concluir durante o dia e ir eliminando da lista. A tarefa em geral fica localizada no canto superior direito, com os objetivos listados em baixo.

Todas as tarefas podem depois ser configuradas com datas de deadlines, com ficheiros anexados, notas adicionais explicativas, que sejam úteis para ajudar a concluir a tarefa em mãos. E caso trabalhe em grupo pode também receber tarefas de colegas, que são listadas numa página específica.

Obviamente que o uso da aplicação fica ao critério de cada utilizador. Por exemplo, pretende fazer uma reportagem, por isso cria o respetivo tema. Depois atribui tudo o que necessita, listando contactos, entrevistas, imagens e até depois da sua conclusão, especificar as redes sociais para a sua partilha, e dessa forma ir assinalando a conclusão de cada passo. Pode definir com uma estrela as tarefas importantes, e aceder às marcações.

Claro que a versão do To Do integrada no Office 360 ainda tem mais funcionalidades, desde planeamento de viagens, avaliações da equipa, calendários para social media, entre outros recursos que pode exportar para o Excel, por exemplo. Mas para o ajudar no dia-a-dia, a versão gratuita já dá uma boa ajuda.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.