Os mails de spam são um flagelo da comunicação atual e os principais serviços como o Outlook e o Gmail têm ferramentas úteis, muitas delas automatizadas, que tentam filtrar as mensagens não solicitadas. Porém, é muito complicado de separar o “trigo do joio” com eficácia total e o que acontece é algum email importante ser enviado sem querer para a pasta de spam.

Pior é não detetar e descobrir tarde de mais que perdeu uma mensagem importante. Ou então, quando não recebe um mail, nunca lhe perguntaram “já verificaste na pasta de spam?” Acontece a todos…

Felizmente, tanto o Gmail como o Outlook têm ferramentas manuais, para que possa gerir melhor quais os contactos que foram enviados para o lixo são de confiança, ou seja, colocá-los numa White list. E não arrisque, faça-o em antecipação para emails de familiares, amigos próximos, colegas do trabalho e chefes. Se trabalha com diferentes empresas ou marcas, também pode ser importante coloca-los nessa lista, visto que o conteúdo formal, como press releases, também pode ser confundido pelo sistema como spam.

Tenha em consideração que qualquer endereço de email que coloque nessa lista, significa que está também a dizer ao sistema ou programa de email, que todas as mensagens daquele contacto em particular são sempre de confiança. E por isso, todas as mensagens ficam isentadas dos filtros de spam.

Adicionar contas à whitelist no gmail:

1 – Procure um email de um contacto que deseja adicionar à lista, e clique no mesmo.

2 – Invés de fazer reply para responder ao email, clique nas opções, nos três pontinhos ao lado desse botão.

3 – Aqui terá as duas opções de extremo. Escolher “Block Message” coloca o remetente na lista negra e o respetivo email na pasta de spam.

4 – Neste caso, para adicionar à Whitelist, terá de adicionar o respetivo endereço à lista de contactos. Pode adicionar manualmente, ou se mantiver o ponteiro do rato em cima do nome do remetente aparece a opção de adicionar/editar o contacto.

5 – Entre no Gmail e na caixa de pesquisa escreva o respetivo endereço, ou navegue até ele com o cursor e prima a setinha à direita do mesmo para aceder às opções.

6 – Na caixa de opções prima em “Create Filter”.

7 – Escolher a opção “Never Sent it to Spam” e clique em “Create Filter”.

8 – Para retirar uma mensagem assinalada como spam, entre na pasta Spam no menu da esquerda.

9 – No mail em questão, carregue no mesmo com o botão direito do rato e selecione “Not a Spam”.

Adicionar contas à whitelist no Outlook:

1 – Selecione um email e na aba Base, clique em “lixo” para expandir o menu e escolha “Nunca bloquear o Remetente”.

2 – Nas opções de lixo vai aceder a um quadro em que são listados os contactos seguros e outro onde estão os considerados spam. Pode gerir aqui os contactos seguros ou de spam.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.