Mesmo que se tenha algum conhecimento em matéria de línguas estrangeiras, o Google Tradutor afirma-se como um útil ajudante naqueles casos em que já não nos recordamos da tradução de uma palavra ou frase específica.

No entanto, existem situações em que andar a fazer o clássico “copy paste” do texto a partir da ferramenta de tradução da Google não é muito prático. Por exemplo, imagine que está a conversar com alguém que não fala a mesma língua através de uma aplicação de mensagens instantâneas.

Para agilizar todo o processo, pode recorrer à funcionalidade de tradução automática do Gboard, o teclado desenvolvido pela Google, que permite traduzir o texto à medida que o escreve.

Além da sua utilidade num contexto como o envio de mensagens ou emails, pode também utilizá-la quando precisa de fazer pesquisas online, quando está a escrever um documento ou a tirar notas a partir do seu smartphone, tal como demonstramos.

Clique na galeria para saber como usar a funcionalidade de tradução automática do Gboard

Siga estes passos:

1 – Clique no ícone com três pontos horizontais que surge na barra de tarefas.

2 – Selecione a opção “Tradutor”.

3 – Todo o texto que escrever na caixa acima do teclado será traduzido consoante as suas indicações.

4 – Escolha o idioma de origem.

5 – Selecione o idioma de destino.

6 – Agora, à medida que escreve, verá automaticamente a tradução. Ao clicar no texto com sombreado azul, poderá verificar se existem outras traduções que se adequem melhor àquilo que quer dizer. Quando terminar, clique no ícone com o sinal de visto.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.