Existem muitos programas e ferramentas para gravar áudio, mas o Audacity tem vindo a melhorar as suas opções ao longo dos anos, tornando-se um companheiro indispensável para muitos criadores de conteúdos, sobretudo para quem grava podcasts ou narrações de vídeo.

A sua fácil utilização é uma das vantagens, mas existem algumas ferramentas mais profundas que pode explorar para tornar o áudio das vozes mais limpa de ruídos externos e mais destacado, caso queira adicionar mais corpo. Mesmo as vibrações do microfone e pequenos ruídos de fundo que não conseguimos controlar podem ser anulados, ou pelo menos diminuídos com alguns cliques.

Veja na galeria como gravar e melhorar o som da gravação através do Audacity

Siga estes passos: 

1 – Depois de instalar e correr o Audacity, verifique se tem o respetivo microfone e headset configurado que deseja utilizar. Escolha também se deseja gravar em mono ou estéreo. Se fizer uma longa gravação, como um podcast e tiver num portátil ou computador com fracos recursos, o melhor é escolher mono, pois consome menos recursos. Explicamos à frente (passo 7) como converter em estéreo.

2 – Prima o botão vermelho para gravar, mas não comece logo a gravar a sua voz. Antes disso, deverá estar sem dizer nada durante uns 10 segundos, para deixar o microfone captar o som ambiente e ruídos que possam estar a acontecer em redor, tais como as ventoinhas do computador. Faça também alguns sons com a boca, tais como respirar e os típicos “estalinhos” com a saliva. O objetivo é que criar uma amostra dos ruídos que vão estar presentes na gravação.

3 – Quando finalizar a gravação, prima o botão Stop para fazer uma rápida edição à faixa de som que gravou. Deverá sublinhar apenas a parte com os 10 primeiros segundos da gravação. Deverá ter uma linha fina com alguns pequenos picos de ruído.

4 – Com a pequena amostra de 10 segundos selecionada, aceda ao Menu Effect e escolha a opção Noise Reduction.

5 – No quadro, poderá definir a sensibilidade do som e os decibéis de redução. Mas se não tiver a certeza de como mexer, deixe estar os valores por defeito. O importante é premir o botão “Get Noise Profile”. O que este faz é indicar que aqueles 10 segundos sublinhados são ruído e captar essa amostra.

6 – Agora selecione toda a pista de áudio que gravou (basta um duplo clique na mesma) e mais uma vez entre no Menu Effect e selecione a segunda opção “Repeat Noise Reduction”. Conforme o tempo da gravação, poderá demorar alguns segundos ou mesmo mais que um minuto a processar. Mas se reparar, a linha dos primeiros 10 segundos ficou mais limpa. E como tal, todos estes ruídos da amostra que se repetiram durante toda a faixa serão igualmente limpos.

7 -  Se gravou em mono, então agora pode fazer a conversão para estéreo. Basta aceder ao menu Edit e escolher a opção “Duplicate”. O sistema cria uma cópia da faixa que gravou.

8 – Na primeira faixa, clique em Audio Track e escolha a opção Make Stereo Track. Passa assim a ter uma única faixa em estéreo.

9 – Exporte o ficheiro para o formato que desejar, tal como MP3 ou WAV para o local do disco que desejar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.