A Google tem vindo a investigar e a desenvolver novas formas de autenticação para tornar as contas dos utilizadores mais seguras, mas ao mesmo tempo mais fáceis de autenticar. A tecnológica já oferece também a possibilidade de entrar nos seus serviços sem a password, através das passkeys, que pode saber como configurar num outro guia que preparámos.

O Gestor de passwords da Google foi agora renovada, permitindo aos utilizadores guardar de forma mais segura as suas palavras-passe, mas ao mesmo tempo facilitar o preenchimento automático em todos os equipamentos que utilizem o Chrome.

Além de ser mais fácil aos utilizadores se autenticarem em qualquer equipamento nos websites ou serviços que utilizam, a plataforma conta com uma ferramenta de verificação de passwords que analisa se alguma delas foi comprometida.

Veja na galeria como utilizar o gestor de passwords:

1 – Para entrar no gestor clique nos três pontinhos ao lado da foto do perfil do Chrome e escolha a opção “Gestor de Palavras-passe da Google”.

2 -  Vai ver todos os websites que tem gravados no sistema, com a respetiva palavra-passe.

3 – Para ser mais fácil de aceder pode adicionar a página pode adicionar como extensão ao browser. Para tal entre nas definições, na barra da esquerda e clique na opção “Adicionar Atalho”. Vai ser pedido para instalar. Pode depois arrastar o endereço para a barra de atalhos e aceder a partir daí. Ou então, clicando na imagem do perfil vai ter um ícone com uma chave que também dá acesso às passwords.

4 – Para utilizar as palavras-passe que estão guardadas na conta Google nos equipamentos que utiliza, como smartphones e tablets, terá de ter a sessão iniciada no Chrome. Caso não utilize o browser, pode fazer o seu download, bastando fazer um scan do código QR desta imagem, através da câmara do smartphone. Em alternativa pode obtê-lo na App Store para iOS ou Play Store para Android.

5 – Para aceder ao gestor de passwords no smartphone, entre em Definições, escolha a opção “Palavra-Passe e Segurança” e em baixo toque em “Gerir palavras-passe”. Escolha Google ou Chrome em Outros Serviços. Vai desta forma ter acesso à mesma lista de sites e opções que tem no browser.

6 – A nova versão da ferramenta oferece também um sistema que verifica se a password está comprometida. Para tal basta premir no botão de Verificação na barra da esquerda. O sistema vai fazer uma verificação em todas as palavras-passe que tenha guardadas e assinalar as que estão comprometidas, as que foram reutilizadas e aquelas que considera como fracas, como pode ver no exemplo da imagem. Entre em cada aba para saber quais são e tomar as medidas de troca de palavra-passe.

7 – Se tiver as passwords guardadas em outro gestor de passwords e deseja migrar para o Google também é possível. Terá de entrar nesse gestor e fazer a exportação da lista para um ficheiro CSV. Entre no gestor de passwords, clique em definições e escolha a opção “importar palavras-passe”. Terá depois de seguir as instruções para a conta onde vai carregar as mesmas. Atenção: Esse ficheiro deve depois ser apagado para que as passwords não fiquem à disposição de alguém que tenha acesso ao equipamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.