De cada vez que liga o seu computador há um conjunto de programas que são ativados automaticamente. Alguns são essenciais ao processo de arranque do Windows 10, mas existem outros que acabam por fazer parte de forma desnecessária.

Quantos mais programas não essenciais se vão juntando à lista, mais lento se torna o computador ao iniciar, prejudicando o seu desempenho, consumindo mais memória do que seria necessário e deixando os utilizadores frustrados.

Mas há forma de resolver o problema e de agilizar todo o processo: basta fazer uma passagem pelo Gestor de Tarefas e, ou, então, pelas definições do Windows. Importa salientar que, antes de fazer qualquer tipo mudança, deve verificar se o programa que pretende desativar é mesmo supérfluo e uma rápida pesquisa online pode "salvá-lo" de cometer algum erro.

Clique nas imagens para saber como gerir os programas executados no arranque do Windows 10

Siga estes passos:

1 – Abra o Gestor de Tarefas do Windows através da combinação das teclas CTRL, Shift e Esc. Clique em "Mais detalhes".

2 – Vá ao separador “Arranque”. Nele verá todas as aplicações que são executadas quando liga o seu computador, assim como o seu impacto no processo.

3 – Quando encontrar um programa que pretende desativar, clique nele com o lado direito do rato e escolha “Desativar”.

4 – Também pode gerir a execução de programas através das definições do Windows. Uma vez lá, selecione a opção “Aplicações”.

5 – No menu à esquerda, escolha “Arranque”.

6 – Para desativar um programa, basta clicar no botão de Ligar/Desligar. Aqui também poderá verificar o estado e o impacto de arranque de cada uma das aplicações.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.