O Webp é um formato de imagem moderno que garante uma maior compactação sem perdas e que acelera a navegação pelas páginas de internet. Estas permitem aos designers de páginas ou webmasters de criar imagens menores, mas mantendo uma qualidade elevada. A Google diz que estas imagens sem perda são 26% menores do que as tradicionais imagens transparentes em PNG. E que a perda de qualidade são entre 25 a 34% menores que as compactadas em JPEG. 

Outra vantagem das imagens Webp é que estas são compatíveis com transparência, adicionando apenas mais 22% de bytes no seu peso. Em comparação com o formato PNG, as imagens Webp com perda, que são igualmente compatíveis com transparência, apresentam tamanhos três vezes menores. E estas podem ser também animadas e ser um substituto aos gifs animados, por serem mais leves. Além disso, são compatíveis com os principais navegadores de internet disponíveis, como o Chrome, Safari, Firefox, Edge, Opera, etc.

No entanto, quando procura imagens para um projeto ou que deseje ficar com as mesmas no computador, não existe uma diferença quando decide fazer o download. Se não reparar na sua extensão quando as guarda no computador e quando as vai reaproveitar para os projetos, vai notar que estas não podem ser de imediato utilizadas. Será necessário fazer uma conversão ou gravá-las já convertidas online, mesmo implicando a instalação de uma extensão para o Chrome.

Não existe qualquer problema em converter as imagens em Webp, a própria Google tem uma ferramenta que pode instalar no computador. E pode converter do Webp para outras extensões, como obter imagens neste novo formato.

Mas para simplificar o processo de gravar imagens disponíveis na internet no formato Webp diretamente para o computador, nada como instalar uma extensão do Chrome.

Veja como sacar rapidamente as imagens no formato que deseja ou como converter:

1 – Se fez o download de várias imagens em Webp e já as tem no PC, aceda ao website Tiny-img e arraste até 10 para o retângulo. Depois de processador vai poder fazer o download e ver quanto é que poupou de espaço.

2 – Se pretende não arriscar e fazer o download de uma imagem Webp já convertido em outro formato, pronto a utilizar em qualquer lado, então basta instalar a extensão do Chrome “Guardar imagem como Tipo”.

3 – Depois de instalar a extensão, verifique no Chrome se está ativa. Basta clicar no símbolo da peça do puzzle no topo superior direito, ao lado do perfil.

4 – Com a extensão instalada e ativa pode carregar com o botão direito do rato em cima de uma imagem e em vez do habitual “gravar a imagem como” que aparece no topo, basta ver em baixo a nova opção da extensão “gravar a imagem como tipo” e escolher se quer em jpeg, PNG ou mesmo em Webp.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.