Por vezes, precisamos de gravar o ecrã do computador para mostrar como se utiliza alguma aplicação ou funcionalidade. No How to TEK já o guiámos pelo processo de registar as ações no Windows 10 através das ferramentas da barra de jogo e, agora, vamos ajudá-lo a registar o que se passa no ecrã em computadores com o sistema operativo da Apple.

Para captar em vídeo o que se passa no MacOS não precisa de instalar qualquer tipo de software adicional e pode fazê-lo através do QuickTime Player em qualquer versão do sistema operativo da empresa da maçã.

Clique na galeria para saber como gravar o ecrã no MacOS

Siga estes passos:

1 – Abra o Finder que se encontra na barra de ícones no fundo do ecrã.

2 – Na barra de menu que surge no lado esquerdo clique em “Aplicações” e, de seguida, abra o QuickTime Player.

3 -  Na barra de ferramentas no topo do ecrã, clique em “Ficheiro” e depois em “Nova gravação do ecrã”.

4 – Para começar a registar o que se está a passar no desktop, clique no botão de gravação na janela pop-up.

5 – Antes de começar a gravar, poderá escolher se quer gravar o áudio do seu microfone. Para ativá-lo, clique na seta ao lado do botão de gravação. Se desejar, pode também optar por mostrar o percurso do rato pelo ecrã.

6 – Clique para gravar o ecrã inteiro ou, se preferir registar apenas uma determinada seção, arraste o cursor sobre a área desejada. Para parar clique no botão na barra superior ou, então, pressione as teclas Command, Control e Esc.

7 – Assim que parar, o QuickTime Player apresenta a gravação automaticamente.

8 – Para guardar a sua criação, clique em “Ficheiro” na barra de ferramentas no topo do ecrã e, depois, em “Guardar”. Alternativamente, pode pressionar as teclas Command e S.

9 – Se desejar, pode partilhar a gravação através de email, da funcionalidade de mensagens da Apple, do AirDrop ou de várias redes sociais e plataformas de vídeo.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.