Recentemente, a Meta, a casa-mãe do Facebook, revelou que o seu programa de segurança Facebook Protect ia ser expandido a 50 novos países, incluindo Portugal. Trata-se de um programa especial que visa proteger ativistas dos direitos humanos, jornalistas ou membros do governo contra hackers mal-intencionados que possam aceder às suas contas do Facebook.

As contas que o Facebook deteta como vulneráveis a ataques de hackers são assinaladas pelo seu sistema, enviando aos respetivos utilizadores uma mensagem de boas-vindas ao programa, que está a causar algum “pânico” entre os utilizadores. É que as contas identificadas e que o Facebook considera como vulneráveis a ataques, obriga o respetivo utilizador a ativar o sistema de segurança baseada na autenticação de dois fatores.

Veja na galeria as mensagens de alerta que vai receber se for identificado pelo programa Facebook Protect

E neste caso, por medida de segurança, caso o utilizador receba a respetiva mensagem e ignore a ativação do sistema, deixa de conseguir aceder à sua conta ao fim de 15 dias. Mais uma vez, esta obrigação é apenas direcionada a quem receber a mensagem, por norma dentro dos grupos referidos. Se não recebeu a mensagem, não se preocupe, não terá obrigatoriamente de o fazer.

Mas deve-o fazer. Mesmo sem notificação ou obrigatoriedade, a autenticação de dois fatores é uma ferramenta que adiciona mais um nível de proteção além da palavra-passe. Pois se alguém conseguir obter as suas credenciais, será necessário utilizar mais um código especial ou confirmar a autenticação quando o mesmo é feito de um browser ou smartphone que a rede social não reconhece. Além disso, pode receber avisos quando alguém tenta aceder à sua conta que não reconhece.

Veja na galeria como ativar a autenticação de dois fatores através do browser no computador

1 – No canto superior direito, prima a seta das opções e clique em Definições e Privacidade.

2 – Clicar em Definições.

3 – Escolha a opção à esquerda Segurança e Início de Sessão.

4 – Percorra a página para baixo até encontrar a opção Autenticação de Dois Fatores. Pode verificar se já tem ativado, à esquerda em letras carregadas (em azul). Carregue no botão Editar para alterar estado.

5 – Terá de confirmar a sua palavra-passe do Facebook para continuar.

6 – Poderá ver o estado da Autenticação de Dois Fatores, caso tenha ativo pode desativar no respetivo botão.

7 – Se já tiver um smartphone associado, pode gerir na opção à direita, seja para associar a um novo equipamento ou desativar o atual.

8 – Em baixo estão métodos alternativos para configurar.

9 - Se optar pela app de autenticação terá de instalar no smartphone o DUO ou o Google Authenticator, através do qual faz o scan do código QR gerado.

10 – Também pode adquirir uma chave de segurança via USB para proteger a conta do Facebook, que pode configurá-la na opção seguinte.

11 – A última opção é uma espécie de “chave-mestre”, onde pode gerar um código de recuperação do sistema, no caso de perder o telemóvel que garante a autenticação dos dois factores ou se não conseguir receber mensagem ou aceder à app de autenticação.

Também pode fazer a configuração a partir do smartphone

12 – Clicar nos três traços das opções no canto superior direito.

13 – Deslizar o ecrã para baixo até Definições.

14 – Em Conta, no primeiro grupo de opções, toque em Palavra-passe e Segurança.

15 – Deslize para encontrar as opções de ativação de dois fatores.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.