Os smartphones disparam cada vez mais notificações, sejam de aplicações, mensagens recebidas das redes sociais ou outras informações que vão acumulando no ecrã principal. E nem sempre prestamos atenção ao que é dispensado, até nos lembrarmos que se calhar perdemos algo importante. Será necessário muitas vezes definir de onde deseja receber notificações para não ser bombardeado.

Felizmente, a mais recente atualização do Android 11 introduziu um histórico de todas as notificações que recebe, mantendo-as armazenadas por um período de 24 horas. Nesse sentido, caso apague uma notificação da lista principal que aparece no ecrã do smartphone Android pode sempre consultar no menu das definições. No fundo, o sistema funciona como um caixote do lixo semelhante ao Windows, onde são colocadas temporariamente as notificações até tomar a decisão de as apagar. Caso contrário, vão sendo automaticamente apagadas depois de 24 horas.

Para ligar e aceder ao histórico das notificações siga os seguintes passos:

1 – Aceda às Definições do smartphone e escolha a opção Aplicações e Notificações”.

2 – Deslize as opções até ao fim e aceda a Notificações.

3 – Escolher a opção Histórico de Notificações.

4 – Antes de aparecer qualquer notificação, terá de ligar o sistema na primeira opção. Só a partir daí vai começar a armazenar as respetivas notificações. Por isso, não se admire que na primeira visita a esta página a lista esteja vazia. Ligue no botão azul, no topo direito do ecrã.

5 – Quando tiver as notificações acumuladas pode ver tudo aquilo que recebeu, desde mails, meteorologia, alarmes, conversações e registos feitos com qualquer app, que pode dessa forma consultar.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.