Por muitos cookies apagados, que se elimine contas ou credenciais dos websites e aplicações no smartphone, existem sempre dados que permanecem no equipamento. E quando decide que é hora de trocar de smartphone, sobretudo se pensar vender ou oferecer o antigo a alguém, a limpeza tem de ser mesmo “a fundo”.

É por isso que deve proceder à reposição dos dados de fábrica, que significa que o smartphone é apagado para ficar no mesmo ponto como se o ligasse pela primeira vez quando o comprou. Isso quer dizer todas as aplicações instaladas, o histórico de navegação, os dados de autenticação, fotografias, vídeos e outros ficheiros são completamente apagados. E é nesse estado que deve então arrumar ou passar o smartphone a terceiros.

Nesse sentido, antes de fazer qualquer ação de reposição do sistema, deve fazer o backup de todos os dados. Seja para a conta Google ou diretamente para outro smartphone, o sistema oferece as ferramentas necessárias para migrar os dados. Certifique-se também de que sabe a password da conta Google e PIN do smartphone, que são medidas para evitar que alguém se apodere do equipamento e faça o restauro sem permissão.

Os passos para fazer o restauro podem mudar mediante as fabricantes no smartphone. Pode seguir os passos em baixo para apagar, mas se tiver dúvida escreva na pesquisa das definições no smartphone “repor todas as definições”.

Considere ainda que um reset de fábrica pode demorar até uma hora a processar. Deve ter sempre o smartphone ligado a uma rede Wi-Fi, pois quando é finalizado o processo terá de estar conectado no caso de querer reconfigurar o equipamento. Deve ainda fazer esta operação com o smartphone com pelo menos 70% da bateria.

Veja na galeria como fazer uma reposição de fábrica do smartphone

1 – Entre nas definições do smartphone, através do ícone da ronda dentada.

2 – Deslize o ecrã para baixo e escolha a opção “Definições adicionais”.

3 – Volte a deslizar para baixo e selecione a opção “Cópia de segurança e reposição”.

4 – Se ainda não fez a cópia de segurança, escolha a primeira opção “Efetuar cópia de segurança e migrar” e siga as instruções no ecrã.

5 – Escolha a opção “Repor telefone”.

6 – Escolha a opção “Apagar todos os dados”, que está a vermelho para repor as definições de fábrica. Atenção que vai entrar no ponto de “não retorno”.

7 – Terá de inserir o PIN do equipamento para proceder à reposição.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.