Para gravar uma reunião virtual no Zoom não precisa de recorrer a programas secundários, uma vez que as ferramentas da plataforma tratam de todo o trabalho. No entanto, há alguns pormenores a ter em conta. Por predefinição, o anfitrião da reunião é o único que tem a possibilidade de gravá-la. Se quer que um ou mais participantes consigam fazer o mesmo terá de dar-lhes permissão.

Se preferir, pode configurar o sistema para gravar automaticamente todas as reuniões, acedendo ao seu perfil na versão web do Zoom. Neste caso, é recomendável ativar a funcionalidade que pede o consentimento dos participantes. Quando terminar a videoconferência, a plataforma converte-a em ficheiros áudio e vídeo que poderá encontrar facilmente numa pasta específica nos seus Documentos.

Clique na galeria para saber como gravar uma videoconferência no Zoom

Siga estes passos:

1 – Se é o anfitrião da reunião, pode começar a gravar a sessão clicando apenas no botão “Gravar” na barra de ferramentas no fundo da página.

2 – Quando terminar a videoconferência, a plataforma vai converter o que foi gravado em ficheiros áudio e vídeo.

3 – Poderá encontra-los depois nos seus Documentos, numa pasta chamada “Zoom”.

4 – Para dar permissão aos participantes para gravarem a reunião, clique na opção “Convidados” na barra de ferramentas no fundo da página. No menu do lado direito escolha a opção “Mais” que surge quando passa o cursor no nome do participante e, de seguida em “Permitir gravação”.

5 – Se quer gravar automaticamente todas as suas reuniões, inicie sessão na versão web do Zoom. Ao clicar no seu ícone, será levado para o seu perfil. Selecione depois secção “Configurações” no menu do lado esquerdo.

6 – No separador “Gravação”, ative a “Gravação Automática”.

7 – Para dar a conhecer aos participantes que a reunião está a ser gravada, ative a “Isenção de responsabilidade de gravação”. Aí poderá também permitir que seja pedido o consentimento dos participantes quando a gravação iniciar.

8 – De cada vez que começar uma reunião que está a ser gravada, os participantes receberão um aviso a pedir-lhes permissão para continuar.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.