É possível recorrer a backups do smartphone Android guardados na sua conta Google, algo que deve fazer sempre que pensar trocar de equipamento ou programar para cópias de segurança automáticas. No entanto, o Android 12 vai tornar ainda mais fácil a ligação entre dois smartphones, recorrendo a um cabo.

As transferências via wireless já eram possíveis, mas estão dependentes da velocidade da rede Wi-fi e nem sempre é o formato mais seguro de transferir os dados. O cabo liga diretamente os dois equipamentos, além da velocidade ser bem mais rápida.

Nesse sentido, poderá transferir todos os seus dados do smartphone antigo para o novo, incluindo contactos, emails, fotografias e até configurações do sistema, caso opte por tal.

Antes de começar a transferência, a Google recomenda alguns passos preliminares, para garantir que tudo corre bem. Ambos os smartphones devem estar carregados, por isso, coloque-os à carga antes de iniciar o processo. Tenha a certeza que o smartphone velho esteja desbloqueado no processo, usando o PIN ou o código-padrão, por exemplo. Também deve estar autenticado no smartphone antigo, para que o sistema reconheça a legitimidade do utilizador que se prepara para fazer a transferência.

Para fazer a transferência de dados entre os dois smartphones via Android 12, siga os seguintes passos

1 – Inicie o seu novo smartphone, a escolha de idioma e as configurações básicas iniciais.

2 – Continue a configurar o smartphone, seguindo os passos pedidos pelo sistema, até chegar à parte em que lhe é perguntado se deseja transferir dados de outro smartphone para o novo.

3 – Escolha a opção por cabo e ligue-o aos dois equipamentos. Faça a confirmação no smartphone para continuar.

4 – Quando começa a transferência dos dados, vai continuar o processo no novo smartphone. Siga os passos pedidos.

5 – Vai poder selecionar que tipo de dados deseja transferir. Pode assinalar as apps, contactos, fotografias, vídeos, músicas e mensagens, por exemplo. Ao selecionar cada categoria vai ver a barra de espaço que vai ocupar no novo equipamento.

6 – É muito importante que coloque os smartphones num lugar seguro, em cima da mesa ou do móvel, de forma a manter os cabos sempre conectados durante o processo de transferência para que nenhum dado fique corrompido.

7 – Aguarde pelo fim do processo e a confirmação de que todos os dados foram transferidos com sucesso. Veja os “ticks” junto de cada elemento transferido.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.