A chegada da Primavera significa uma melhoria do tempo, convidando para dar uns passeios e a planearem-se as primeiras viagens. Até porque que o pior da pandemia parece ter passado e as restrições têm vindo a ser levantadas. No entanto, a invasão da Rússia à Ucrânia fez com que os preços dos combustíveis disparassem para números bastante elevados e por isso, há que planear bem as viagens.

O Google Maps tem algumas ferramentas e filtros que podem ajudar a planear melhor as suas viagens, poupando combustível nos trajetos ou dinheiro no pagamento das portagens. Por vezes limitamo-nos a pesquisar os destinos e as rotas mais rápidas, sem prestar muita atenção se tem portagens no caminho. É que por vezes, quando não se tem muita pressa, um caminho mais longo pode sair mais barato do que pagar as taxas das autoestradas.

Neste How to TeK listamos algumas dicas de como explorar as ferramentas do Google Maps para poupar dinheiro nas viagens, mas também fazer um melhor planeamento do destino, seja a título pessoal, ou acompanhado da família.

Veja na galeria algumas dicas para o Google Maps

1- Pesquise o preço dos combustíveis

Antes de decidir a deslocação para abastecer o depósito do seu automóvel, faça uma pesquisa por bombas de gasolina no Google Maps. A aplicação vai listar os postos de abastecimentos dentro da área, com informações diversas sobre os mesmos, incluindo morada, contactos e horários. Mas agora também já estão disponíveis os preços dos combustíveis desses postos, o que permite planear qual a mais vantajosa para abastecer. Com o disparo do preço dos combustíveis, cada cêntimo poupado faz toda a diferença.

2 – Evite portagens desnecessárias

Quando selecionamos uma rota, a tendência é ser mostrada a rota mais rápida ou aquela em que se percorrem menos quilómetros. Mas isso pode significar recomendações de rotas com portagens ou autoestradas e a poupança no combustível pode representar uma despesa mais cara pelas taxas. Assim, se não tiver pressa em chegar ao destino, pode sempre optar por evitar os circuitos pagos. Para tal, quando pesquisa o destino, carregue nos três pontinhos à direita do quadro “A sua localização” e escolha opções do trajeto. Pode selecionar aqui um trajeto que evite autoestradas, portagens e ferries.

Google Maps vai mostrar preço de portagens e mais informação de contexto durante a navegação
Google Maps vai mostrar preço de portagens e mais informação de contexto durante a navegação
Ver artigo

A Google já prometeu começar a mostrar os preços estimados das portagens antes do início da navegação para que possa ponderar as melhores opções.

3 – Planeie a melhor hora para iniciar a viagem

É senso comum que existem as chamadas hora de ponta, durante os dias da semana logo de manhã e no final do dia. Mas existem outras situações de filas penosas, como por exemplo, as rotas mais populares das férias, o caminho para a praia durante o verão ou acessos a shoppings, por exemplo. Desta forma, poderá planear as rotas e programar as horas de partida, levando o sistema a verificar o tempo que demorará a percorrer o mesmo trajeto em diferentes alturas do dia. Para programar a hora da rota, aceda mais uma vez às opções e escolha “definir hora de partida ou chegada”.

4 – Onde vai tomar as suas refeições?

Semelhante aos postos de abastecimento, também pode planear os locais onde almoçar ou jantar, fazendo um planeamento atempado no Google Maps. Ao pesquisar por restaurantes, por exemplo, vai ter acesso aos locais mais populares do local onde se encontra, acedendo a informações sobre os seus horários, os seus menus, preços e claro, a pontuação dos utilizadores.

5 – Faça planos de viagens em família

O Google Maps facilita o encontro de locais para visitar, tais como restaurantes e pontos turísticos. Quando está a planear uma viagem utilize o botão da bandeira, à direita do nome do local. Vão aparecer as opções para adicionar aos Favoritos, colocar uma bandeira de local que quer visitar, planos de viagem e assinalar locais com estrela. Pode optar por criar uma lista com um nome e uma descrição e depois partilhar com a família (ou mesmo publicamente), permitindo que outros membros não só a consultem, como também a editem.

6 – A sua opinião é valiosa

O Google Maps tem vindo a crescer, sendo adicionadas funcionalidades que melhoram a experiência de navegação. No entanto, tratando-se de uma ferramenta social depende dos utilizadores para funcionar da melhor forma. Por isso, não dependa apenas da opinião dos outros. Faça a sua contribuição para a comunidade através do botão “Contribuir”, em baixo. O sistema lista os locais que visitou recentemente, podendo avaliar e dar a sua opinião para outros utilizadores.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.